O Império das Agências: territórios, cartel e circulação da informação internacional (1859-1934)

Autores

  • Pedro Aguiar - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (Brasil) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Agências de notícias, território, imperialismo.

Resumo

Este artigo reconstitui a história e a geopolítica dos acordos de cartel entre as agências de notícias europeias do século XIX, tomando-os como gênese do atual sistema internacional de informação e seus desequilíbrios. Por meio da leitura dialógica entre autores que abordaram anteriormente o tema (Smith, Boyd-Barrett, Thussu, Wolff e outros), faz-se uma análise do processo de constituição das redes operacionais das agências como uma das infraestruturas de circulação do capital, particularmente em sua fase imperialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Aguiar - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (Brasil), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Comunicação pela FCS/UERJ e mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Desde setembro de 2013, atua como professor substituto do setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação do IACS/ UFF.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

Aguiar - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (Brasil), P. (2015). O Império das Agências: territórios, cartel e circulação da informação internacional (1859-1934). Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(2), 18–38. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/18