A influência dos algoritmos inteligentes no processo de aprendizagem autônoma

Autores

  • Lucas Peixoto de Lima Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-0922-2182
  • Ellen Larissa de Carvalho Aquino Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

algoritmos inteligentes, aprendizagem autônoma, capitalismo, autonomia, empreendedor

Resumo

A tecnologia se faz presente nos mais diversos aspectos da vida cotidiana, transformando as relações pessoais, o trabalho e a educação. Um dos elementos centrais da tecnologia atual são os algoritmos. O presente trabalho busca explorar o conceito de algoritmo inteligente e o seu imbricamento com a aprendizagem autônoma, em um contexto de sociedade capitalista. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica. Como resultados obtidos, pôde-se concluir que a presença dos algoritmos inteligentes reduz a autonomia do aluno, cerceando os conhecimentos obtidos através dos motores de busca, fato agravado pelo perfil empreendedor exigido por este modelo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Peixoto de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS - UFSCar. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade - PPGDTecS, pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Ellen Larissa de Carvalho Aquino, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS - UFSCar.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Educação da UFSCar, doutor em Educação e líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação, Tecnologias e Linguagens)

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Lima, L. P. de, Aquino, E. L. de C., & Mill, D. (2020). A influência dos algoritmos inteligentes no processo de aprendizagem autônoma. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(2), 128–147. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/12044