A mídia alternativa dos coletivos de comunicação: uma proposta de filiação.

Autores

Palavras-chave:

Coletivos de Comunicação, Comunicação, Mídia Alternativa, Filiação.

Resumo

Coletivos de comunicação são atores heterogêneos que emergem entre as mídias alternativas do século XXI, fruto de avanços tecnológicos e transformações sociais, e também reagindo à concentração da mídia e à crise de representatividade em formatos instituídos. Mas de onde esses novos atores herdam influências e modelos? Esse estudo propõe uma filiação plural, de diferentes mundos sociais, para os coletivos de comunicação, buscando compreender agentes que se equilibram entre a concentração da mídia – renovada pelos oligopólios digitais – e uma contratendência que abre espaço a formas contestadoras.  

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Biografia do Autor

Samaria Andrade, Universidade de Brasília

Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professora de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, pesquisadora do grupo Observatório do Jornalismo (UESPI) e associada ao grupo Comum, da Universidade Federal do Piauí

Fábio Pereira, Universidade de Brasília

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e pesquisador associado aos centros de pesquisa Arènes (França), CRICIS (Canadá) e ReSIC-ULB (Bélgica).

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Publicado

2020-05-17

Como Citar

Andrade, S., & Pereira, F. (2020). A mídia alternativa dos coletivos de comunicação: uma proposta de filiação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(2), 6–22. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/eptic/article/view/12009