Diante da ameaça de privatização da EBC, EPTIC republica textos que auxiliam a compreender a empresa e sua importância no Brasil

2021-03-24

No momento em que entidades científicas da comunicação entregam aos três poderes uma carta pedindo que a retirada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) do Programa Nacional de Privatização, a Revista Eptic quer contribuir para a reflexão e o debate sobre a empresa e sua importância no Brasil. Para tanto, disponibiliza artigos científicos e entrevista que foram publicadas pela revista sobre a EBC entre 2013 e 2020.

Os trabalhos ajudam a compreender as contribuições e também desafios para o sistema público brasileiro. Em setembro de 2017, foi publicado um dossiê temático sobre os 50 anos de televisão pública brasileira. Naquele momento o processo de desmonte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual faz parte a TV Brasil, já estava em curso. Na apresentação do dossiê, as editoras resumiam esta trajetória:

“Com a redemocratização do país, a nova Constituição Federal traz a concepção da complementaridade da radiodifusão entre pública, privada e estatal, ainda não regulamentada. Em 2007, o sistema público foi reformulado com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contudo prevaleceu a lógica da marginalidade do setor: poucos recursos para investimento na programação e a cobertura distante de ser universalizada. O quadro, que já não era alentador, sofreu retrocessos com o golpe parlamentar que levou Michel Temer a assumir a presidência do país. Uma das primeiras medidas foi retirar o caráter público da EBC com a dissolução do seu conselho curador, órgão representante da sociedade civil, assim como destituir o presidente da empresa que tinha mandato de quatro anos. Cortes no orçamento, denúncias de censura no trabalho jornalístico e extinção de programas marcam esta nova fase da EBC”.

Abaixo estão os artigos e a entrevista com um dos maiores pesquisadores sobre TV pública no Brasil, que foi também membro do Conselho Curador da EBC.

A Empresa Brasil de Comunicação e o sistema da política midiática (2013)
Edna Miola

Sobre a independência das emissoras públicas no Brasil (2013)
Eugênio Bucci

Entrevista com Laurindo Leal Filho (2017)
Ivonete Lopes e Patrícia Maurício

Democratização da comunicação e sistema público de mídia: um olhar a partir dos movimentos sociais (2017)
Luiz Felipe Ferreira Stevanim

TV pública de âmbito internacional: uma análise comparativa entre o Brasil e Portugal (2017)
Carlo José Napolitano e Augusto Junior da Silva Santos

Dossiê temático “50 anos de televisão pública brasileira” (2017)

Para saber mais sobre a luta contra a privatização da EBC, acesse:


https://twitter.com/ficaebc
https://www.facebook.com/ficaEBC
https://www.facebook.com/emdefesadaEBC
https://www.youtube.com/channel/UCjJ39bf2pWzxzOeRvVTOr7g