Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13687

Résumé

Análise das necessidades formativas e do perfil profissional, elementos que são entendidos como produto das relações sociais mediadas pelas atividades humanas, mas que, ao longo do processo de formação profissional, sofrem significativas mudanças, pois tornam-se reflexo das transformações ocorridas no contexto em que estão inseridos. O objetivo deste ensaio é trazer a lume a preocupação com determinadas expectativas formativas do processo de profissionalização do bibliotecário e do mundo do trabalho informacional, de modo a destacar as competências de gestão necessárias ao exercício profissional em contextos de relações sistêmicas, complexas e incertas. As reflexões se pautam em aspectos teóricos sobre práticas docentes e na experiência
desenvolvida no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Toma-se como ponto de referência o componente curricular ‘Planejamento em unidades de informação’. É um relato de experiência de natureza qualitativa, caráter descritivo e que objetiva registrar uma situação real, baseada no trabalho cotidiano ou nas experiências de sala de aula, bem como elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas.De acordo com a perspectiva teórica adotada, essas situações só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Conclui-se que a formação profissional de bibliotecários nos cursos de graduação possui fragilidades empíricas, sendo que as principais são: fragmentação do ensino entre conteúdos,repasse do conhecimento prático-conceitual e ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Raimunda Ramos Marinho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Assistente do Departamento de Biblioteconomia – UFMA.

Téléchargements

Publiée

2020-05-20

Comment citer

MARINHO, Raimunda Ramos. Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 141–170, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i3.13687. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/13687. Acesso em: 22 déc. 2024.