Estrategias de marketing digital

caso del proyecto Biblio Fora da Caixa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.17335

Palabras clave:

Biblio Fora da Caixa. Marketing digital. Marketing de contenidos. Redes sociales

Resumen

El proyecto Biblio Fora da Caixa nace con el objetivo de difundir acciones y proyectos desarrollados en el área de Bibliotecología y Ciencias de la Información. Un proyecto virtual, remoto, que se promovió orgánicamente con la ayuda de las redes sociales. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo presentar algunas estrategias de marketing que se pueden utilizar en recursos de información, además de describir la experiencia del proyecto Biblio Fora da Caixa. La metodología utilizada fue una revisión bibliográfica sobre los temas relevantes para este estudio, mientras que la descripción del proyecto Biblio Fora da Caixa se estructuró como un relato de experiencia desde la perspectiva de los autores del proyecto. Se configura como un análisis exploratorio de carácter cuantitativo y cualitativo. Con el fin de agregar un cierto valor teórico, los autores de este trabajo recurrieron a los principales fundamentos sobre marketing, especialmente los dirigidos a Unidades de Información, con el fin de resaltar la importancia de esta temática para desarrollar proyectos de marketing utilizando recursos informacionales, tecnologías digitales, proyectos. e iniciativas relacionadas con la Bibliotecología y las Ciencias de la Información, aunque de forma independiente y autónoma.

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Biografía del autor/a

Joyce Mirella dos Anjos Viana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Pesquisadora do IBICT atuando na consolidação de aspectos relacionados à visualização e ciência de dados com focos nos dados públicos oficiais. Aprimorando o desenvolvimento de serviços e produtos oferecidos pelo IBICT, que estão relacionados com os conceitos de visualização de dados e dados abertos de pesquisa e governamentais, a exemplo do Sistema Aberto de Observatório para a Visualização de Informações (Visão). Fundadora e CEO do canal Biblio Fora da Caixa. Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (2018-2020). Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS pelo Instituto Federal de São Paulo (2017-atual). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Cumpriu Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD (2018-2019). Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ (2015-2016) e bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET/BIBLIOTECONOMIA (2013-2015)- pela UFMA. Cumpriu estágio extra curricular no Instituto Florence de Ensino Superior (2012 - 2013) e estágio curricular na Biblioteca Central da UFMA. Tem certificação em SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE (SFPC) (2020), certificação complementar em em Montagem, Manutenção e Redes de Computadores (2012-2013). Atua nas atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e da Informação, Folksonomias; Redes Sociais; Indexação Social; Big Data; Repositórios Digitais; TICs; Ciência de Dados; Visualização de Dados; Dados abertos; VISÃO.

Janailton Lopes Sousa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e representação conhecimento, vocabulários controlados, tecnologias semânticas, Linked Data, Big Data, repositórios digitais, sumarização de textos, Content Manager System, metabuscadores e arquitetura da informação na web. 

 

Djalda Maracira Castelo Branco Muniz

Possui graduação em História Bacharelado (2008) e Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Docência do Ensino Superior pelo IESMA (2010). Foi membro do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia da UFMA durante a graduação. Representou o estado do Maranhão como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2015), representou o município de São Luís como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Fórum Estadual de Cultura do Maranhão (2019), é diretora administrativa do Conselho Regional Biblioteconomia da 13a. Região (2021 -), Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional do Conselho Regional de Biblioteconomia da 13a. Região da 14a. Gestão (2021 -), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura -GEPPLEM, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Livro e Leitura, Biblioteconomia, Bibliotecário, Tecnologia da Informação, História do livro, História e Educação. 

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Publicado

2022-05-01

Cómo citar

VIANA, Joyce Mirella dos Anjos; SOUSA, Janailton Lopes; MUNIZ, Djalda Maracira Castelo Branco. Estrategias de marketing digital: caso del proyecto Biblio Fora da Caixa. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–26, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.17335. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/17335. Acesso em: 23 dic. 2024.