Objetivos y contenido de una disciplina de Alfabetización Informacional dirigida a la formación archivero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v3i3.13990

Palabras clave:

Alfabetización Informacional. Graduación en Archivología. Formación archivero.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar elementos que contribuyan al desarrollo de una disciplina de Alfabetización Informacional para los cursos de Archivología, con el fin de complementar la capacitación y el desempeño del archivero, específicamente en el desarrollo de habilidades para lidiar con la información, tanto personal como profesional. La investigación se desarrolló a través de la investigación bibliográfica y documental y los resultados presentan los objetivos, con las capacidades, conocimientos y habilidades que se esperan del estudiante, y los contenidos de la disciplina de Alfabetización Informacional indicados para cumplir con las habilidades de la práctica diaria del estudiante y el próximo profesional. Los objetivos y contenidos presentados para la implementación de una disciplina de Alfabetización Informacional dirigida a la formación en Archivología buscan reflejar la autonomía intelectual del alumno como un factor preponderante para reducir la brecha entre la teoría y la práctica de archivo, así como para situar al profesional. sobre su papel sociedad contemporánea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação, integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia, atuando principalmente nos temas: Arquivologia,  Competência em informação, Comportamento informacional, Fenômenos informacionais na Arquivologia, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Citas

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Framework for information literacy for education. Chicago, ACRL/ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf Acesso em: 12 out. 2019.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Informacion literacy competency standards for higher education. Chicago, ACRL/ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=%201&isAllowed=y. Acesso em: 12 out. 2019.

BARROS, T. H. B.; SANTOS JUNIOR, R. L.; CÂNDIDO, G. G.(org.) A pesquisa e o ensino em Arquivologia: perspectivas na era digital. Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Belém: EDUFPA, 2019. Disponível em: http://www.vireparq.ufpa.br/wp-content/uploads/2019/11/VI-Reparq-Final.pdf Acesso em: 13 jan. 2020

BRUCE, C. S. The seven faces of information literacy. Adelaide, SA: Auslib Press, 1997.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros / Regina Célia Baptista Belluzzo. – São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 217p. 1 Livro digital: il. – (Coleção Estudos ABECIN; 05).

BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Inteligência, criatividade e competência em informação: uma articulação necessária no contexto social contemporâneo. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. (Org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p.125- 153.

DECLARAÇÃO de Maceió sobre a competência em informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais eletrônicos [...] Maceió: FEBAB, IBICT, UnB. 2011. Disponível em: http://www.fci.unb.br/phocadownload/declaracaomaceio.pdf. Acesso em: 16 out. 2019.

DECLARAÇÃO de Moscou sobre Alfabetização Informacional e Midiática. 2012. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/moscow-declaration-on-media-and-information-literacy. Acesso em: 16 out. 2019.

DECLARAÇÃO de Toledo sobre Alfabetização Informacional: bibliotecas pela aprendizagem permanente. 2006. Disponível em: https://www.webcitation.org/5NrAiGhSS. Acesso em: 16 out. 2019.

DECLARACIÓN DE FEZ. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE SOBRE ALFABETIZACIÓN INFORMACIONAL Y MIDIÁTICA, 2011, Marrocos: UNESCO, 2011. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/Fez%20Declaration.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

DUDZIAK, E. A. A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

DUDZIAK, E. A. Competência em Informação: melhores práticas educacionais voltadas para a Information Literacy. 2005. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2005, Curitiba. Anais [...] Curitiba: FEBAB, 2005. Disponível em: http://eprints.rclis.org/6876/. Acesso em: 15 nov. 2019.

DUDZIAK; E. A.; GABRIEL, M. A.; VILELLA, M. C. O. A educação de usuários em bibliotecas universitárias frente à sociedade do conhecimento e sua inserção nos novos paradigmas educacionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: FEBAB, 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/3799/ . Acesso em: 14 nov. 2019.

FURTADO, R. L. A competência em informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. 2019. 366f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2019.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. 283 p..

JACINTHO, E. M. S. B. El mercado de trabajo para archiveros según los anuncios brasileños de empleo (2012-2014): análisis y organización terminológicos de ofertas empresariales. 2016. 582f. Tese (Doutorado Doctorado en Documentácion: Archiveros y Biblioteca en el entorno digital) – Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Programa de Doctorado en Documentación: Archiveros y bibliotecas en el entorno digital, Madrid, 2016.

JACINTHO, E. M. S; B.; MOREIRO GONZALEZ, J. A. Oferta de emprego: habilidades necessárias para Arquivistas em empresas no Brasil. Informação & Informação, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 424-441, mar. 2019. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/30419 Acesso em: 02 out. 2019

LIMA, J. B.; BRANDÃO, G. S. Análise das competências infocomunicacionais a partir da metaliteracy: um estudo com arquivistas. Ciência da Informação, v. 45, n. 2, 2016. Acesso em: 28 out. 2019.

MATOS, M. T. N. B.; CUNHA, F. J. A. P.; SÁ, A. Q. G. T.; FREIXO, A. L. (org.) Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2015. Disponível em http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/96/24/435-1 Acesso em: 22 jun. 2019

OBAMA, B. National information literacy awareness month, 2009. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2009-10-07/pdf/E9-24290.pdf. Acesso em: 19 Oct. 2019.

ROSETTO, M. Competência em informação: uma trajetória de descobertas e pesquisa. In: BELLUZZO, R.C.B.; FERES, G.G. (Orgs). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. p. 81-109.

SILVA, A. P. Aspectos éticos em organização da informação: um estudo código de ética do profissional arquivista. 2016. 72f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2016.

SOUZA, K. I. M. Panorama dos cursos de Arquivologia no Brasil. In: MARIZ, A. C. A.; JARDIM, J. M.; SILVA, S. C. A. (Orgs.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012. p. 129- 159.

UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Brasília: UNESCO, 2017. 88 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por . Acesso em: 15 out. 2019

VENÂNCIO, R. P.; SILVA,W. A.; NASCIMENTO, A. (org.) Ensino e pesquisa em arquivologia: cenários prospectivos. Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2018. Disponível em: http://vreparq.eci.ufmg.br/wpcontent/uploads/2018/10/Ensino-e-pesquisa-em-arquivologia-cenarios-prospectivos.pdf Acesso em: 13 jan. 2020.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira dos. Objetivos y contenido de una disciplina de Alfabetización Informacional dirigida a la formación archivero. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 3, n. 3, p. 4–29, 2020. DOI: 10.33467/conci.v3i3.13990. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/13990. Acesso em: 23 dic. 2024.