PERFIL PROFISSIONAL DOCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10206Palabras clave:
Ciência da Informação, Docência, Formação profissional, InterdiciplinaridadeResumen
Objetiva caracterizar o perfil docente quanto à formação profissional dos professores vinculados aos Departamentos e Núcleos de Ciência da Informação do Nordeste, retratando a interdisciplinaridade da área. Na revisão de literatura foram debatidas a atuação docente no EnsinoSuperior, identidade e formação docente e a questão da interdisciplinaridade da Ciência da Informação. Quanto a orientação metodológica desta pesquisa, considera-se como um estudo qualitativo e exploratório, cujas etapas abrangeram o levantamento dos docentes, a caracterização do perfil profissional por meio da consulta aos currículos individuais na Plataforma Lattes e a análise qualitativa das informações sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado frequentados pelos professores. Como resultado, obteve-se uma lista com 203 docentes, que apontaram, ao todo, ter cursado uma variedade de 19 cursos de graduação, 27 cursos de mestrado e 34 cursos de doutorado. Os dados foram organizados em três quadros com o ranking dos dez cursos mais frequentados, que assinalam a predominância da área de CI (78,33% na graduação, 65,97% no mestrado e 46,77% no doutorado), além de serem frequentes os cursos de: Administração, Computação, Educação, Comunicação, Letras, Ciências Sociais e História. Assim, é fortalecida a ideia de interdisciplinaridade na Ciência da Informação, trazendo uma nova questão: o perfil profissional docente em Ciência da Informação e suas implicações.
Descargas
Citas
BICALHO, L.; OLIVEIRA, M. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n. 13, p.47-74, jul./set.
Disponível em: <https://goo.gl/3UNMjQ>. Acesso em: 12 jan. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 28 jun. 2015.
MORAES, M.; CARELLI, A. E. A interdisciplinaridade na Ciência da Informação pelaperspectiva da análise de citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 137-160, jan/abr. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/zJnY9q>. Acesso em 28 fev. 2018.
ROCHA, A. M. C. A docência na universidade: influências atribuídas a “Professores Referência” a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente. 2014. 256f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la Licencia CC BY 4.0 , donde los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y ejecutar el trabajo y realizar trabajos derivados de él, siempre que se dé el debido crédito al autor o al licenciante.
El ConCI considera que el autor posee los derechos de autor sobre su producción, pero el autor debe estar de acuerdo en otorgarle a la revista el derecho a la primera publicación. Además, el autor debe estar de acuerdo en que:
• En cualquier publicación en repositorios institucionales, capítulos de libros u otras producciones resultantes de trabajos publicados en ConCI, se debe dar el debido crédito a la publicación inicial.
• están autorizados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y citación del trabajo publicado por ConCI.