O uso do periódico cientifico eletrônico por alunos do curso de Biblioteconomia da UFMA
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13688Abstract
Estudo sobre o uso de periódicos científicos eletrônicos por alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Considera o impacto potencial dos periódicos científicos eletrônicos na comunidade acadêmica, sobretudo no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tem como objetivo averiguar o uso de periódicos científicos eletrônicos como fonte de pesquisa entre alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMA. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica e empírica, com abordagem quanti-qualitativa, cujos fatos e comportamentos pesquisados consideram os significados, ou seja, buscam compreender suas causas. Os 296 alunos regularmente matriculados no Curso, no ano de 2019, foram convidados a participar do estudo via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA). Registra um total de 61 respondentes, compondo uma amostra de 20% de participantes, o que indica ser suficiente
para delinear o comportamento dos discentes no uso dessas fontes. A aplicação do questionário se deu por meio da ferramenta Google Forms (disponível gratuitamente on-line pela empresa Multinacional Google), que possibilita criar um formulário com campos flexíveis, registrar e armazenar respostas de forma simples, segura e rápida. Conclui que os alunos do Curso de Biblioteconomia fazem uso de fontes on-line de informação, com destaque para as bases de dados e portais de periódicos, que favorecem a aquisição de conhecimentos e elaboração de trabalhos científicos, complementando os conhecimentos obtidos em sala de aula.
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