A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores:
a voz da comunidade
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13667Abstract
As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade. O presente estudo investiga o impacto das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores a partir da visão da comunidade em que estão inseridas. Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema. A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Portal da Sabedoria e Monteiro Lobato, e a coleta de dados foi realizada por meio de pergunta gerativa de narrativa com os leitores com faixa etária entre 10 e 14 anos. O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias a priori. Os resultados apresentam a participação dos leitores e a relação de pertencimentos deles com as bibliotecas. Concluiu-se que as bibliotecas comunitárias oferecem contribuições significativas para a cidade de São Luís, pois são espaços de convivência com impacto positivo na formação de leitores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ConCI adopts the CC BY 4.0 License , where licensees have the right to copy, distribute, display and perform the work and make derivative works from it, provided that due credit is given to the author or licensor.
ConCI considers that the author holds the copyright on his/her production, but the author must agree to grant the journal the right to the first publication. In addition, the author must agree that:
• in any publications in institutional repositories, book chapters or other productions resulting from works published in ConCI, due credit must be given to the initial publication.
• are authorized to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the work published by ConCI.