Estratégias de marketing digital

case do projeto Biblio Fora da Caixa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.17335

Palavras-chave:

Biblio Fora da Caixa, Marketing digital, Redes sociais, Marketing de conteúdo, mídias sociais

Resumo

O projeto Biblio Fora da Caixa originou-se com a perspectiva de divulgar ações e projetos desenvolvidos na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Um projeto virtual, remoto, que foi impulsionado de forma orgânica com o auxílio das redes sociais. Neste sentido, o presente trabalho objetiva apresentar algumas estratégias de marketing que podem ser utilizadas em recursos informacionais, além de descrever a experiência do projeto Biblio Fora da Caixa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre os temas pertinentes a este estudo, enquanto a descrição do projeto Biblio Fora da Caixa foi estruturada como relato de experiência sob a perspectiva dos autores do projeto. Configura-se como uma análise exploratória de cunho quantitativo e qualitativo. No intuito de agregar um determinado valor teórico, os autores deste trabalho recorreram aos principais fundamentos sobre marketing, principalmente àqueles voltados a Unidades de Informação, com intuito de destacar a importância deste tema para desenvolver projetos de marketing com uso de recursos informacionais, tecnologias digitais, projetos e iniciativas relacionados à Biblioteconomia e Ciência da Informação, ainda que de forma independente e autônoma.

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Biografia do Autor

Joyce Mirella dos Anjos Viana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Pesquisadora do IBICT atuando na consolidação de aspectos relacionados à visualização e ciência de dados com focos nos dados públicos oficiais. Aprimorando o desenvolvimento de serviços e produtos oferecidos pelo IBICT, que estão relacionados com os conceitos de visualização de dados e dados abertos de pesquisa e governamentais, a exemplo do Sistema Aberto de Observatório para a Visualização de Informações (Visão). Fundadora e CEO do canal Biblio Fora da Caixa. Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (2018-2020). Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS pelo Instituto Federal de São Paulo (2017-atual). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Cumpriu Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD (2018-2019). Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ (2015-2016) e bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET/BIBLIOTECONOMIA (2013-2015)- pela UFMA. Cumpriu estágio extra curricular no Instituto Florence de Ensino Superior (2012 - 2013) e estágio curricular na Biblioteca Central da UFMA. Tem certificação em SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE (SFPC) (2020), certificação complementar em em Montagem, Manutenção e Redes de Computadores (2012-2013). Atua nas atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e da Informação, Folksonomias; Redes Sociais; Indexação Social; Big Data; Repositórios Digitais; TICs; Ciência de Dados; Visualização de Dados; Dados abertos; VISÃO.

Janailton Lopes Sousa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e representação conhecimento, vocabulários controlados, tecnologias semânticas, Linked Data, Big Data, repositórios digitais, sumarização de textos, Content Manager System, metabuscadores e arquitetura da informação na web. 

 

Djalda Maracira Castelo Branco Muniz

Possui graduação em História Bacharelado (2008) e Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Docência do Ensino Superior pelo IESMA (2010). Foi membro do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia da UFMA durante a graduação. Representou o estado do Maranhão como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2015), representou o município de São Luís como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Fórum Estadual de Cultura do Maranhão (2019), é diretora administrativa do Conselho Regional Biblioteconomia da 13a. Região (2021 -), Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional do Conselho Regional de Biblioteconomia da 13a. Região da 14a. Gestão (2021 -), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura -GEPPLEM, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Livro e Leitura, Biblioteconomia, Bibliotecário, Tecnologia da Informação, História do livro, História e Educação. 

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

VIANA, Joyce Mirella dos Anjos; SOUSA, Janailton Lopes; MUNIZ, Djalda Maracira Castelo Branco. Estratégias de marketing digital: case do projeto Biblio Fora da Caixa. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–26, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.17335. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/17335. Acesso em: 22 dez. 2024.