Semiótica e literatura: uma análise de um texto bíblico pela teoria de Charles Peirce
Palavras-chave:
Semiótica, Lógica, BíbliaResumo
Este artigo tem por objetivo realizar um exercício de interpretação de um texto literário – mais especificamente um texto bíblico - usando a semiótica peirciana. Os conceitos empregados são oriundos da filosofia de Peirce, tomando-se, principalmente, a classificação dos argumentos, a classificação de signos e a sua noção de como se dá o processo de investigação científica. O texto bíblico a ser utilizado é o relato da ressurreição de Jesus, conforme o escreveu o evangelista João, e a finalidade proposta é entender como a semiótica geral de Charles Peirce pode colaborar na compreensão dos mecanismos de significação do texto, fornecendo ao exegeta conceitos que sejam frutíferos quanto ao entendimento textual, além de demonstrar que a semiótica pode ser utilizada como ferramenta de interlocução entre a filosofia e a literatura. Ao final, espera-se demonstrar que, de fato, a semiótica peirciana fornece elementos úteis a esse empreendimento.
Referências
AQUINO, T. Suma Teológica. 3. ed. V. 5. São Paulo-SP: Edições Loyola, 2004.
BÍBLIA sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, Edição Contemporânea. São Paulo-SP: Editora Vida, 2020.
ECO, U. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo – SP, Martins Fontes, 2005.
FERRAZ, E. A Leitura do Texto Literário: Uma Abordagem Semiótica. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 37 n.62, p. 65-81, jan.-jun., 2012.
IBRI, I. A. Kósmos Noetós – A Arquitetura Metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo-SP: Paulus, 2015.
MOUNCE, W.D. The Analytical Lexicon to the Greek New Testament. Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House,1993.
NÖTH, W. Panorama da Semiótica de Platão a Peirce, São Paulo: Annablume, 1995.
PEIRCE, C. S. Ilustrações da Lógica da Ciência. Aparecida-SP: Idéias & Letras, 2008.
PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo-SP: Perspectiva, 2010.
SANTAELLA, L. A Teoria Geral dos Signos. São Paulo-SP: Editora Ática, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.