Expositio sermonum antiquorum: Elucidação dos termos antigos (recortes) – Fabius Planciades Fulgentius/Fábio Plancíades Fulgêncio
Résumé
De autoria de Fulgêncio – conhecido como “o mitógrafo”, um escritor latino cristão (Cartago, séculos V-VI d.C), que, apesar do considerável sucesso e influência da sua obra mitográfica durante a época medieval carolíngia (séculos IX-X), atualmente possui vida e obra obscurecidas, havendo raras edições traduzidas para as línguas modernas, a saber, nenhuma para a língua portuguesa. A obra consiste em um breve elucidário constituído de sessenta e duas palavras encontradas em obras literárias de autores da Antiguidade (Virgílio, Lucano, Plauto, Ênio Petrônio, Propércio, Apuleio, Marciano Capella,Tertuliano e outros) consideradas antigas ou obsoletas e, por isso, possivelmente, de difícil compreensão para os leitores do período medieval. A Expositio sermomum antiquorum reúne em si um diverso substrato da cultura greco-romana e da recepção da literatura clássica na visão dos primeiros cristãos da Antiguidade Tardia (Alta Idade Média), visto que segue a tendência à produção de compêndios, i. e., ao enciclopedismo que caracteriza o período, em que se produzem obras consideradas de pouca profundidade e de escassa originalidade, porém úteis ao estudo, pois permitem, de modo compreensível e assimilável, o acesso à cultura clássica (BISOGNO, 2012). Sendo assim, a obra apresenta a explicitação de nomes ligados a variados temas, como costumes funerários antigos, sacrifícios, elementos do folclore, descrição de objetos e de elementos da vida cotidiana, ou seja, comentários explicativos sempre baseados em citações ilustrativas de obras de autores gregos e latinos, de autores cujas obras chegaram até nós e de autores dos que só se tem notícia através de Fulgêncio. Como forma de ilustração da configuração estrutural e temática da Expositio, selecionamos e apresentamos os seguintes excertos em latim e em tradução para o português:Références
ALMEIDA, S.; AMARANTE, J. Traduzindo a ‘Expositio sermonum antiquorum’ de Fábio Plancíades Fulgêncio. In: II Encontro de Estudos Clássicos da Bahia, 2015, Salvador. Anais do II Encontro de Estudos Clássicos da Bahia. Salvador: Editora da UFBA - EDUFBA, 2015. p. 81-85.
BISOGNO, A. Cultura cristã, artes liberais e saberes pagãos. In: ECO, Umberto (org.). Idade Média: bárbaros, cristãos e muçulmanos. 2. ed. Milão: Dom Quixote: Milão, 2012. p. 338-340.
FABII PLANCIADIS FULGENTII. Opera, éd. R. Helm. Lipsiae: Teubner, 1898.
GRAMMATICI LATINI., Ex recensione Henrici Keilii. Vol II. Prisciani. Institutionum Grammaticarum Libri I – XII, ex recensione Martini Hertzii. Lipsiae: in aedibus B.G Teubneri, 1855.
OLDFATHER, W. A.; CANTER, H. V.; PERRY, B. E., Index Apuleianus. Middletown/Connecticut: American Philological
Association, 1934.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura 2015
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.