Realidade e ficção e ensaio e conto em Borges
Résumé
Borges, além de escrever ensaios breves e contos dentro da mais pura tradição ocidental, discute temas próprios da metafísica e da estética em seus contos e escreve rigorosos ensaios sobre intelectuais que nunca existiram. Neste cruzamento, são revistas as formas que nossa literatura reserva para a realidade e a ficção. Se teses filosóficas são discutidas na forma de uma narração, fato que talvez não seja pouco frequente, escrever ensaios com dados falsos é mostrar o meio de representação da realidade objetiva como uma perfeita construção de base fantasiosa.
Références
BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BRION, Marcel. Máscaras, espejos, mentiras y laberintos. In: J. L. Borges. Buenos Aires: Freeland, 1978.
CAILLOIS, Roger. Los temas fundamentales de J. L. Borges. In: J. L. Borges. Buenos Aires: Freeland, 1978.
CARROUGES, Michel. Borges ciudadano de Tlön. In: J. L. Borges. Buenos Aires: Freeland, 1978.
CASAS, Arturo. Breve propedéutica para el análisis del ensayo. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 1999.
GENETTE, Gérard. La literatura según Borges. In: J. L. Borges. Buenos Aires: Freeland, 1978.
LOUIS, Annick (Org.). Enrique Pezzoni lector de Borges. Lecciones de Literatura 1984-1988. Buenos Aires: Sudamericana, 1999.
TODOROV, Tzvetan. Introducción a la literatura fantástica. México: Premia, 1981.
VAX, Louis. Borges filósofo. In: J. L. Borges. Buenos Aires: Freeland, 1978.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura 2011
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.