Benedito Nunes, filósofo da literatura
Résumé
O interesse intelectual de Benedito Nunes pelos livros começou muito cedo, desde a infância. Na ado- lescência, a paixão literária foi fecundada pela interação com amigos como Mário Faustino, Haroldo Mara- nhão e Max Martins, decisivos na descoberta de seu talento crítico e no desenvolvimento de sua personalidade intelectual. O intercâmbio de livros, acompanhado por discussões que os vivificam, valori- zando-lhes a dimensão reflexiva que encerram, prenunciam o futuro filosófico de Benedito Nunes. A ativi- dade literária do crítico começa, de fato, com as longas cartas que remetia a Haroldo Maranhão, a respeito dos livros que trocavam. Aos poucos, o impressionismo se converterá em arrojado instrumental crítico, baseado numa compreensão filosófica da literatura como poesia, trabalho interior das palavras que desve- la ao homem seu modo de ser no mundo.
Références
ADORNO, T. W. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. 34, 2003.
CANDIDO, Antonio. No Grande sertão – 1956. In: Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Ed. 34, 2002.
ELIOT, T. S. Tradition and the individual talent. In: Selected essays. Londres: Faber and Faber, 1999. EULÁLIO, Alexandre. O ensaio literário no Brasil. In: Escritos. Org. Berta Waldman e Luiz Dantas. São Paulo: Unicamp/Unesp, 1992.
GADAMER, H.-G. Verità e metodo. Edição bilíngue. Tradução e introdução G. Vattimo. Milão: Bompiani, 2000.
HEIDEGGER, M. Der Ursprung des Kunstwerkes. In: Holzwege. 8. ed. Frankfurt am Main: Vittorio Kloster- mann, 2003.
NUNES, Benedito. A Rosa o que é de Rosa: literatura e filosofia. Org. Victor Sales Pinheiro. Rio de Janeiro: Difel. (No prelo).
. Pluralismo e teoria social. In: Ensaios filosóficos. Org. Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
. Meu caminho na crítica. In: A clave do poético. Organização e apresentação Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
. Crítica literária no Brasil, ontem e hoje. In: A clave do poético. Organização e apresentação Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
. Conceito de forma e estrutura literária. In: A clave do poético. Organização e apresentação Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
. Hermenêutica e poesia: o pensamento poético. Org. Maria José Campos. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999.
. Literatura e filosofia. In: No tempo do niilismo e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1993.
. Poética do pensamento. In: Crivo de papel. São Paulo: Ática, 1998a.
. Ética e leitura. In: Crivo de papel. São Paulo: Ática, 1998b.
. Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992.
. A destruição da estética. In: O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1969a.
. Linguagem e silêncio. In: O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1969b.
. Cotidiano e morte de Ivan Ilitch. Suplemento Literário da Folha do Norte n. 144. Belém, 22/01/ 1950.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura 2011
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.