A vereda especular de Rosa
Résumé
“Clássico” de nascimento, Guimarães Rosa irrompe em nossas letras recolocando a matéria regionalis-ta num novo modo de conformação. Modo de compor que promove um espantoso amálgama de formas narrativas numa tessitura lingüística peculiar. Estilo in opere, “incoagulável, reinventando-se em incessan-te dinâmica” (Oliveira, 1991, p. 179); opera a linguagem em todos os seus planos: sonoro, lexical, sintático, semântico. A “revolução da linguagem”, que valeu a Rosa os epítetos de “bruxo da linguagem”, “demiurgo da linguagem”, repousa numa aguda consciência estética sobre a problemática da representação. Além de toda essa orquestração na conformação lingüística, que já implica e denuncia o posicionamento estético assumido pelo autor, o poético também entrará em cena no jogo narrativo.
Références
CANDIDO, A. Sagarana. O Jornal, Rio de Janeiro, 21/07/1946.
CHKLOVSKI, V. A arte como procedimento. In EIKHENBAUM et al. Teoria da literatura: formalistas russos.
Porto Alegre: Globo, 1978.
DOVER, K. J. Illusion, instruction and entertainment. In Aristophanic comedy. Berkeley and Los Angeles:
The University of California Press, 1972.
DUARTE, Adriane da Silva. O dono da voz e a voz do dono: a parábase na comédia de Aristófanes. São Paulo:
Humanitas/Fapesp, 2000.
HANSEN, J. A. o O: a ficção da literatura em Grande sertão: veredas. São Paulo: Hedra, 2000.
LINS, A. Uma grande estréia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12/04/1946.
LORENZ, Günter. Diálogo com G. Rosa. In Diálogo com a América Latina. São Paulo: Editora Pedagógica
Universitária, 1973.
OLIVEIRA, F. Revolução roseana. In Fortuna crítica nº 6. Direção de Afrânio Coutinho. 2ª ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1991.
RONCARI, L. D. A. O Brasil de Rosa. São Paulo: Unesp, 2004.
ROSA, J. Guimarães. Correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizzarri. 2ª ed. São Paulo: T. A. Queirós, 1981.
______ . Sagarana. 31ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
______ . Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
______ . Primeiras estórias. 14ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
______ . Tutaméia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés A Palo Seco - Escritos de Filosofia e Literatura 2009
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.