<strong>O expressionismo em <em>Angústia</em>, de Graciliano Ramos</strong>
Résumé
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar a estética do romance Angústia (1936) de Graciliano Ramos, mostrando como as imagens da narrativa são apresentadas sob a ótica do Realismo e do Expressionismo. O intuito é verificar de que maneira a obra apresenta elementos estéticos do romance realista, principalmente, quanto aos aspectos ligados à verossimilhança da narrativa. Por outro lado, analisaremos como o romance apresenta também elementos estéticos do modernismo europeu de fins do século XIX e início do XX, em especial do Expressionismo. Assim, buscaremos compreender como os ideais da arte expressionista encaixaram-se perfeitamente na proposta estético-ideológica de Graciliano Ramos no romance Angústia. Proposta esta ligada ao drama do sujeito que vive nas periferias das grandes cidades, e que não consegue se desvencilhar dos problemas de ordem pessoal e social.
PALAVRAS-CHAVE: Estética. Expressionismo. Angústia.
ABSTRACT
The purpose of this article is to analyze the aesthetics of Graciliano Ramos’ novel Angústia (1936) by showing how the images of the narrative are presented from the perspective of Realism and Expressionism. The aim is to examine how the work presents aesthetic elements of the realist novel, that is, how such elements relate to the verisimilitude of the narrative. In addition, this article analyzes how this novel presents aesthetic elements of late-nineteenth and twentieth century European Modernism, especially Expressionism. The objective here is to discuss how the ideals of Expressionist art fits perfectly into the aesthetic and ideological agenda of Graciliano Ramos in Angústia. This agenda is linked to the plight of the subject, who lives on the outskirts of big cities and who is unable to resolve his personal and social problems.
KEYWORDS: Aesthetics. Expressionism. Anguish.
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