QUE O MELHOR MÉDICO É TAMBÉM FILÓSOFO, de Galeno
Mots-clés :
Tradução, Galeno, Filosofia, MedicinaRésumé
Sabe-se sobre Galeno a partir dos seus próprios escritos. Neles, as entradas autobiográficas são abundantes e, no geral, muito do que ele conta está em primeira pessoa. Galeno nasceu numa das maiores, dentre as ricas e prósperas cidades do mundo antigo, Pérgamo, na costa jônica da Ásia menor (atual Bergama, Turquia), no ano 129 d. C. Seu pai, Nícon, muito presente nos seus escritos, era proprietário de terra e arquiteto de profissão, e garantiu que ele tivesse a melhor educação possível. Galeno conta que, com quatorze anos, esteve em contato com os principais adeptos das escolas de filosofia em Pérgamo, escolhidos cuidadosamente pelo pai; conta também que viria a se tornar médico por causa de um sonho premonitório que o pai teve quando ele tinha dezessete anos...
Références
BRIAN, P. Galen on the ideal of the physician. Suid-Afrikaanse Mediese Tydskrif. v. 52. p. 936-938. Nov. 1977.
CARY, M.; NOCK, A.; DENNINSTON, J. et al. The Oxford classical dictionary. Oxford: Oxford University Press. 1957.
GALEN. Selected Works. Tradução e introdução de P. N. Singer. Oxford: Oxford University Press. 1997.
HANKINSON, R. The Cambridge companion to Galen. New York: Cambridge University Press. 2008.
HAYES, E; NIMIS, S. Galen, three treatises: a intermediate greek reader: greek text with running vocabulary and commentary. Oxford: Faenum Publishing. 2014.
KÜHN, G. Galenii Opera Omnia. Leipzig: C. Cnoblochii. 1821-1833. 20 v. Disponível on-line em http://www.biusante.parisdescartes.fr/histoire/medica/resultats/?intro=galien&statut=charge&fille=o&cotemere=45674. Acesso em 03 de dez. 2020.
LIDDEL, H; SCOTT, R; JONES, H. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press. 1996.
SINGER, P. Galen. In: ZALTA, E. (ed.) The Stanford encyclopedia of philosophy. 2016. Disponível em <https://plato.stanford.edu/cgi-bin/encyclopedia/archinfo.cgi?entry=galen>.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.