O niilismo linguístico de Rousseau
Resumen
No início do Ensaio sobre a origem das línguas Rousseau apresenta a linguagem como uma instituição social primordialmente inventada para responder às necessidades morais e às paixões humanas. A seguir, ele descreve um processo contínuo de perda progressiva da capacidade expressiva da linguagem que, em vez de falar ao coração pela comunhão dos sentimentos, passa a falar à razão pela comunicação das ideias. Esse processo, definido como um “progresso natural”, é aquele pelo qual uma linguagem, supostamente mais universal e mais próxima dos gestos e da voz, vai cedendo paulatinamente o lugar para as línguas escritas, forçosamente impregnadas pela lógica e pela gramática. Nessa linha de transformação progressiva das formas de troca linguística (que ocorre junto com as transformações sociais), o que a linguagem ganha em clareza, pelo aperfeiçoamento de suas características lógicas e gramaticais, ela perde em força significativa.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 A Palo Seco - Escritos de Filosofia e Literatura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.