Monumento a Baumgarten – Johann Gottfried Herder
Resumen
Chama a atenção o quanto as aparições mais extraordinárias dependem de causas externas, não só no reino dos espíritos mas também na república dos filósofos. As diferentes conjunturas e situações de vida fornecem à maneira de pensar as suas diversas direções, e é especialmente a tonalidade da instrução, por assim dizer, a primeira roupagem da jovem alma, que mais contribui para a forma com que ela posterior- mente aparecerá para o mundo. Tudo isso é válido também para Alexander Gottlieb Baumgarten. A sua primeira educação esteve aos cuidados de um filólogo; poderia ser ela favorável para outra coisa senão o latim e a poesia? E como chegou a eles sob os cuidados de um filólogo? Como não ver o latim e a poesia como florescências, frutos, mais como um brinquedo que um instrumento, mais como um doce sobre a língua que um alimento. Assim era o jovem Baumgarten, que todo dia se acreditava incompleto se não compusesse versos em latim, que podia digerir melhor o sermão de domingo se o forçasse a uma métrica latina e, por fim, diz o seu biógrafo, que tirava de sua educação em latim e filologia a “vantagem incomum de, na maturidade, poder proferir em latim o seu discurso de posse em Frankfurt”. De fato, uma vantagem incomum!
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.