Linguistic approaches to philosophical problems, de Alice Ambrose
Palabras clave:
Linguística, Problemas filosóficos, Alice AmbroseResumen
Proponho aqui a tradução de um texto de Alice Ambrose Lazerowitz (1906-2001), filósofa norte-americana da tradição analítica, que produziu principalmente entre os anos 40 e 80 do século XX. A filosofia analítica reinou (e ainda viceja) na Inglaterra, nos EUA, e em outros países de língua inglesa, em oposição ao que se costuma chamar de “filosofia continental” (a fenomenologia, o pós-estruturalismo...), marcando, no domínio da filosofia, a divisão de espólio da hegemonia acadêmica euro-americana no ocidente (nós, brasileiros, que o digamos).
O texto aparece originalmente na revista The Journal of Philosophy, uma publicação acadêmica da Universidade de Columbia, na sua edição de abril de 1952, que foi a fonte principal da minha proposta de tradução. Utilizei também a versão do artigo publicada em uma antologia editada por Richard Rorty em 1967 (e reeditada em 1992), que reúne textos seminais ou iluminadores da “virada linguística” em filosofia. O parágrafo conclusivo do texto de Ambrose é diferente na versão da antologia de Rorty, e preferi usar, como já disse, a versão original para minha tradução...
Recebido em 16/11/2018
Aprovado em 01/12/2018
Citas
AMBROSE, Alice. Linguistic Approaches to Philosophical Problems. The Journal of Philosophy, v. 49, n. 9, p. 289-301, 1952.
. Linguistic Approaches to Philosophical Problems. In: RORTY, Richard (Ed.). The linguistic turn: essays in philosophical method. Chicago: University of Chicago Press, 1992, p. 147-155.
CHISHOLM, Roderick. Comments on the “Proposal Theory” of Philosophy. In: RORTY, Richard (Ed.). The linguistic turn: essays in philosophical method. Chicago: University of Chicago Press, 1992, p. 156-159.
RORTY, Richard (Ed.) The linguistic turn: essays in philosophical method. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 2001.
. O livro azul. Lisboa: Edições 70, 2008.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.