Poesia e filosofia: uma transa*

Authors

  • Benedito Nunes Universidade Federal do Pará/UFPA

Abstract

Neste estudo empregamos o termo “poesia” principalmente no sentido estrito de composição verbal, vazada em gênero poético, tal como isso se entende desde o século XVIII, mas designando, também, no sentido lato, o elemento espiritual da arte. Por sua vez, “filosofia” designa, seja o pensamento de cunho racional, seja a elaboração reflexiva das concepções do real e de seu conhecimento respectivo. Fica esta- belecido que o primeiro sentido de poesia não fica restringido ao verso; acompanha o poético do romance, do conto e da ficção em geral. Também o significado do vocábulo “filosofia” se estende do sistema e da elaboração reflexiva à denominação dos escritos, textos ou obras filosóficas que os formulam.

* Também publicado na antologia Ensaios filosóficos, organizada por Victor Sales Pinheiro (São Paulo: Martins Fontes, 2010).

Published

2011-10-06

How to Cite

NUNES, Benedito. Poesia e filosofia: uma transa*. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 3, p. 8–17, 2011. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/apaloseco/article/view/n3p8. Acesso em: 18 dec. 2024.