<b>O efeito de ir-realidade e a política no conto “A Fila”, de Murilo Rubião</b>
Abstract
RESUMO
Este artigo se propõe a discutir características da obra de Murilo Rubião a partir de noções rancièrianas de polí- tica e arte. Escolhendo como objeto de análise o conto “A Fila”, um dos mais paradigmáticos do contista mineiro, desenvolvemos o conceito de ir-realidade como eixo e síntese de rupturas que transgridem a ordem policial e modificam a paisagem do visível.
PALAVRAS-CHAVE: Murilo Rubião. Jacques Rancière. Literatura fantástica.
RESUMEN
Este artículo se propone a discutir características de la obra de Murilo Rubião partiendo de las nociones ran- cièrianas sobre política y arte. Al escoger como objeto de análisis el cuento “A Fila”, uno de los más paradigmáti- cos del cuentista de Minas Gerais, desarrollamos el concepto de ir-realidad como eje y síntesis de rupturas que transgreden el orden policial y modifican el paisaje de lo visible.
PALABLAS-CLAVE: Murilo Rubião. Jacques Rancière. Literatura fantástica.
* Recebido em 12/06/2017
* Aprovado em 26/10/2017
References
ARRIGUCCI Jr., Davi. O mágico desencantado ou as metamorfoses de Murilo (prefácio). In: RUBIÃO, Murilo. O pirotécnico Zacarias. São Paulo: Ática, 1974.
DACANAL, José Hildebrando. Ensaios Escolhidos. Porto Alegre: Leitura XXI, 2002.
MERTON, Robert K. Sociologia – Teoria e Estrutura. Trad. Miguel Maillet. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Ed. 34, 2005.
. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos CEBRAP. Trad. Carolina Santos São Paulo, n.86, p.75-99, mar./2010.
. O Espectador Emancipado. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
. Políticas da Escrita. Trad. Raquel Ramalhete. São Paulo: Ed. 34, 1995. RUBIÃO, Murilo. Obra Completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SARTRE, Jean-Paul. Aminadab. In: El hombre y las cosas (Situations I). Trad. Luis Echávarri. Buenos Aires: Losada, 1960.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.