A ciência da história, as escolas históricas e o ensino de história nos anos iniciais
Alguns excertos na formação de professores generalistas
Abstract
O presente trabalho pretende contribuir na formação de professores generalistas para o ensino de História. Nesse sentido, aproveitamos as experiências obtidas na oferta de disciplinas eletivas e optativas em um curso de Pedagogia, agregando a essas, as reflexões auferidas em alguns projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que foram desenvolvidos concomitantemente à prática de sala de aula. O intuito é interpelar quanto à importância de maiores investimentos na formação desse professorado, face ao entendimento que os anos iniciais do ensino são o lócus da alfabetização histórica. A proposta toma como ponto de partida a noção de matriz disciplinar da História como ciência, para a partir desta, discorrer acerca das concepções da escrita da História assumidas pela historiografia conhecidas pela denominação de escolas históricas, tendo como cânon e objetivo central, habilitar professores generalistas de maneira proficiente no desenvolvimento de atividades futuras no tocante às tarefas empíricas, reflexivas e normativas exigidas pela Didática da História.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).