A ciência da história, as escolas históricas e o ensino de história nos anos iniciais
Alguns excertos na formação de professores generalistas
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir na formação de professores generalistas para o ensino de História. Nesse sentido, aproveitamos as experiências obtidas na oferta de disciplinas eletivas e optativas em um curso de Pedagogia, agregando a essas, as reflexões auferidas em alguns projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que foram desenvolvidos concomitantemente à prática de sala de aula. O intuito é interpelar quanto à importância de maiores investimentos na formação desse professorado, face ao entendimento que os anos iniciais do ensino são o lócus da alfabetização histórica. A proposta toma como ponto de partida a noção de matriz disciplinar da História como ciência, para a partir desta, discorrer acerca das concepções da escrita da História assumidas pela historiografia conhecidas pela denominação de escolas históricas, tendo como cânon e objetivo central, habilitar professores generalistas de maneira proficiente no desenvolvimento de atividades futuras no tocante às tarefas empíricas, reflexivas e normativas exigidas pela Didática da História.
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