FESTAR E APRENDER

ETNOGRAFIA DE UMA CASA NOTURNA, NA PERSPECTIVA DE AMBIENTE EDUCATIVO, SEXUALIDADE, GÊNERO, CORPO E DIVERSIDADE

Authors

  • Lucas Matias da Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Flavia de Mattos Motta Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n17p152-178

Abstract

Este estudo teve como propósito investigar as pedagogias presentes nas práticas sociais relacionadas à casa noturna, denominada 1007, localizada no município de Florianópolis - SC. A balada surgiu no ano de 2009 começando a funcionar como boate e prostíbulo ao mesmo tempo. Desta forma, a casa incorpora valores e uma cultura que compartilha com seus frequentadores através de pedagogias diversas, criando assim um ethos do 1007. Este artigo se organiza da seguinte maneira: como o ambiente se estrutura, expondo todos os ambientes e espaços; caracterização do público frequentador; e a partir disso, realizou-se uma análise de como estes ambientes, estabelecimento e público produzem pedagogias, utilizando-se de discursos, performances, a cultura e valores operantes no 1007, resultando em construção de corpo, gênero e sexualidade no espaço em questão, envolvendo principalmente a comunidade LGBT+. A pesquisa foi realizada, em 2015, utilizando método da etnografia, combinada a um questionário online realizado com frequentadores da balada e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da casa noturna e também com funcionários.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Matias da Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Flavia de Mattos Motta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). `Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde integra o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF).

Published

2021-08-28

How to Cite

MATIAS DA SILVEIRA, Lucas; DE MATTOS MOTTA, Flavia. FESTAR E APRENDER: ETNOGRAFIA DE UMA CASA NOTURNA, NA PERSPECTIVA DE AMBIENTE EDUCATIVO, SEXUALIDADE, GÊNERO, CORPO E DIVERSIDADE. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. 152–178, 2021. DOI: 10.21665/2318-3888.v9n17p152-178. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/Ambivalencias/article/view/15771. Acesso em: 23 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê “Nossos Corpos de Todos os Dias" (Parte 01)