INDIVÍDUO-MARCA
A DOR E A DELICIOSA DIFICULDADE DE SER O QUE É!
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n17p61-83Abstract
Este trabalho é fruto das pesquisas continuadas do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, que se dedica a estudar a comunicação e a mediação, ou seja, os meios de comunicação e o seu impacto no receptor, mas também o impacto na mídia a partir do comportamento do receptor, sobretudo em uma sociedade cujo papel de recepção se mistura com o de produtor de conteúdo. Assim, pensar em uma sociedade que ao produzir conteúdo e ao querer fazer parte da mídia, ao querer aparecer como ser midiático e midiatizado, muitas vezes possui uma séria dificuldade de se expor de maneira “natural”, fazendo com que a imagem exposta não seja próxima à identidade. Dessa forma a interrelação discursiva entre identidade-imagem e os processos identitários se fazem presentes nessa reflexão do corpo e o cotidiano. Os estudos têm bases teóricas, mas também reflexões sobre discursos de celebridades midiáticas que expõem essa dificuldade de ser o que é. Este trabalho também apresenta uma reflexão das ideias de Clarice Lispector e Caetano Veloso, como produtores de arte em forma de crítica/reflexão daquilo que vivemos na sociedade atual. Além disso, pensar em cada ser humano como gestor de sua própria marca pessoal que é criada na tensão entre o ser, a sociedade, os atos de pertença e a comunicação, que aqui chamaremos de indivíduo-marca.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant Ambivalências magazine all copyrights relating to the published works. The concepts expressed in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.