Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • Condições para submissão

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1.  A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
    4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    6. Caberá aos editores a omissão dos nomes dos autores em cópia direcionada aos pareceristas.
    7. Sistema de avaliação: double blind review - avaliação às cegas por pares.
     

Author Guidelines

Estrutura: Obedecer à seguinte sequência: Título em caixa alta, tam 12, negrito, espaço 1,5 e centralizado; linha em branco; Título em inglês com a mesma formatação; linha em branco; Autor(es) (nome completo, com o último sobrenome em maiúsculas, alinhamento à direita); Filiação científica do autor (indicando em nota de rodapé, de forma numérica: última titulação; Departamento, Faculdade ou Instituto; Universidade, Cidade, Estado, País e e-mail; se for bolsista, deverá indicar) e o registro na plataforma Orcid.org;( número do orcid) A palavra "RESUMO" deve vir em caixa alta e negrito, seguida de dois-pontos e o texto de resumo (máximo de 200 palavras); O termo "Palavras-chave" deve vir logo abaixo, em negrito, seguido de dois-pontos (até 5 palavras, separadas por ponto); Resumo e palavras-chave em língua estrangeira (O resumo e as palavras-chave devem vir em fonte 11 e espaço simples). Texto (tam 12, esp 1,5 entre linhas); Referências (somente obras citadas no texto; tam 12, esp simples). Se o texto for escrito em outro idioma que não seja o inglês, o resumo e as palavras-chave em língua estrangeira deverão estar em inglês. Os artigos devem ter entre doze e vinte páginas. Fonte Times New Roman para o texto todo. Notas de rodapé devem estar com alinhamento justificado. O texto não poderá ser submetido com paginação. 

As resenhas de obras publicadas nos últimos três anos devem ter entre três e cinco páginas, obedecendo à seguinte estrutura: Título em caixa alta, tam 12, negrito, espaço 1,5 e centralizado; linha em branco; Título em inglês com a mesma formatação; linha em branco; Autor(es) (nome completo, com o último sobrenome em maiúsculas); Filiação científica do autor (indicando em nota de rodapé: última titulação; Departamento, Faculdade ou Instituto; Universidade, Cidade, Estado, País e e-mail; se for bolsista, deverá indicar); Referência (tam 12, esp simples). Texto todo em Times New Roman. 

Usar negrito para ênfase e itálico para palavras em língua estrangeira. Títulos de obras, no corpo do texto, devem aparecer em itálico, com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (ex.: O demônio da teoria), e capítulos, títulos de poemas, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas. Nas “Referências”, os títulos de obras são grafados em itálico, com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (ex.: HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime (Prefácio de Cromwell). Trad. Célia Berretini. São Paulo: Perspectiva, 1988).

Referências: Devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do primeiro autor e seguir as normas da ABNT. O espaçamento deve ser simples, com fonte 12. Alguns exemplos:

Livro

PAZ, Octavio. Os Filhos do Barro. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Capítulo de livro

BOSI, Alfredo. Imagens do Romantismo no Brasil. In: GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1993. p. 239-256.

. Dissertação e tese

ANTONIO, Patrícia Aparecida. Do pêndulo poético: poesia e crítica em Murilo Mendes e Frances Ponge. 2016. 230f. Tese (Doutorado em Letras/Estudos Literários) – Universidade Estadual de São Paulo, Araraquara, São Paulo.

. Artigo de periódico

ANDRADE, Alexandre de Melo. Álvares de Azevedo e Friedrich Schiller: possíveis diálogos entre a literatura e a filosofia do Romantismo.Revista Crioula: Revista Eletrônica de Alunos de Pós-Graduação – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa / USP. São Paulo, v. 1, n. 5, p. (se houver), 2008.

. Artigo de jornal

MOISÉS, Carlos Felipe. As ‘libertinagens’ de um moço bem-comportado. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 mar. 2001. Caderno 2/Cultura, p. 5.

. Trabalho publicado em anais

PINTO, M. C. Q. de M. Apollinaire: permanência e transformaçãoIn: XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 1996, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANPOLL, 1966. p. 216-18.

. Entidade como autor:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo – 1992. São Paulo, 1993. 467 p.

Auto não mencionado:

DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p.

Publicação On-line – INTERNET

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em http://www.oglobo.com.br/. Acesso em 19 maio 1998.

Citação no texto: O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (FREIRE, 1984). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Freire (1984) afirma... Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (CANDIDO, 1999, p. 543). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (CANDIDO, 1999a) (CANDIDO, 1999b). Quando a obra tiver até três autores, indicam-se todos eles, separando os sobrenomes por ponto e vírgula (LEENHARDT; PESAVENTO, 1998), e quando tiver mais de três, indica-se o primeiro seguido de et al. (GILLE et al., 1960).

Citações de até 3 linhas vêm entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de 3 linhas, vêm com recuo de4 cmna margem esquerda, corpo menor (fonte11) e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página. As citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

  • Citação direta com mais de três linhas:

          Álvares de Azevedo incorporou em sua poesia, dessa forma, aquilo que já era moda entre os românticos europeus: a oposição entre a ordem natural e a transgressão social. Segundo Octavio Paz,

 

[...] Ainda que as paixões corporais ocupem um lugar central na grande literatura libertina do século XVIII, somente nos pré-românticos e nos românticos o corpo começa a falar. E a linguagem que fala é a linguagem dos sonhos, dos símbolos e das metáforas, numa estranha aliança do sagrado com o profano e do sublime com o obsceno(PAZ, 1984, p. 54).

  • Citação direta com três linhas ou menos

Essa “binomia” a que o próprio autor se refere no prefácio da segunda parte da Lira era um dos pressupostos da escola romântica, que valorizou o contraste entre o sublime e o grotesco, conforme teoria estabelecida por Victor Hugo. Segundo o crítico, “[...] o sublime sobre o sublime, dificilmente produz um contraste, e tem-se necessidade de descansar, até do belo” (HUGO, 1988, 31).

  • Citação indireta

Tem-se na paródia, como afirma Linda Hutcheon (1985), a manifestação textualizada da auto-referência, do nível metadiscursivo da criação literária.

Notas: colocadas no pé da página; as remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

Anexos: Só quando necessários.

 

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