Sergipe na Segunda Guerra Mundial: um breve histórico do impacto e influência da guerra no território sergipano.

Autores

  • José Roberto da Silva Junior Faculdade Estácio de Sergipe – Graduação História; Universidade Federal de Sergipe – Graduação Ciências Sociais.
  • Alessandra Silveira Borghetti Soares

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo mostrar os danos e mudanças na vida dentro território sergipano durante o período turbulento ao qual conhecemos como Segunda Guerra Mundial, apresentando um histórico de mudanças na mentalidade e a gradual vontade dos brasileiros em ver o Brasil entrar na guerra contra o Eixo, logo após o ataque do submarino alemão U-507 no litoral sergipano, visto que o ataque aflorou as emoções dos habitantes de Sergipe e logo o sentimento de fúria se alastrou por todo o Brasil com os países do eixo, principalmente a Alemanha e a Itália, gerando bastante pressão no governo de Vargas e em seus interventores federais, neste contexto Sergipe entra para a história como um importante ponto de encontro da América do Sul com a guerra que atingiu todo o mundo, toda a pesquisa é feita explorando a importância da micro-história e teve seu embasamento através de jornais de época, documentários, artigos e livros publicados por consagrados pesquisadores e escritores.

Biografia do Autor

José Roberto da Silva Junior, Faculdade Estácio de Sergipe – Graduação História; Universidade Federal de Sergipe – Graduação Ciências Sociais.

Graduando em História pela Faculdade Estácio de Sergipe e Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Sergipe, atualmente professor de História da rede privada de ensino.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

da Silva Junior, J. R., & Soares, A. S. B. (2019). Sergipe na Segunda Guerra Mundial: um breve histórico do impacto e influência da guerra no território sergipano. Boletim Do Tempo Presente, 8(1). Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/tempopresente/article/view/10202