A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades

Autores

  • Fernando Correia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7449

Resumo

A escola que temos mudou muito pouco desde a sua afirmação como instituição que se propõe estruturar a vida das pessoas para que corresponda a um padrão de suporte do capitalismo social. Esteve sempre centrada em processos de ensino organizado em disciplinas e currículos que determinam o que se deve aprender e que procuram uma maior eficiência estabelecendo metas dirigidas a performances individuais suportadas por provas e exames que garantam a estratificação não dando espaço a processos reflexivos e colaborativos. Um aspecto fundamental é a consciência de que a aprendizagem em contexto de colaboração, de ajuda mútua, de consciencialização de necessidades e limitações se adquire pela interação social. A escola deve capacitar os alunos a decifrar e interpretar o mundo para que possam integrar-se nele como sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela tecnologia.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Correia, F. (2017). A Aprendizagem Colaborativa através da rede: limites e possibilidades. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 109–118. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7449

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogia, inovação pedagógica e o papel que devem ter nos estudos curriculares