Reflexões sobre a influência das concepções pedagógica de Paulo Freire na formação de professores de Matemática

Autores

  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Bozi Ferrete Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6678

Resumo

Diante das exigências sociais, esperando que a escola seja capaz de promover a construção do conhecimento do aluno, e desenvolver o raciocínio lógico e participativo para enfrentar as questões de sua realidade, o presente artigo vem com o objetivo de identificar as possíveis influências e concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação dos professores de Matemática do Instituto Técnico Federal de Sergipe (IFS). A opção por esse curso, em vez dos outros, ocorreu de forma intencional e não probabilística, devido à disposição de docentes e discentes em participarem das diversas etapas da pesquisa. Para tanto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo com o método de estudo de caso. Numa abordagem exploratória e descritiva, analisamos os documentos oficiais relacionados ao curso de Licenciatura em Matemática, ementas das disciplinas, e realizamos entrevistas com os egressos. Os dados foram coletados e interpretados a partir da Análise do Discurso, e os resultados conseguidos apontam indícios e aproximação com a teoria pedagógica proposta por Paulo Freire. 

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Biografia do Autor

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI); Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/Vice-líder), e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEASE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação, atuando principalmente nos seguintes temas:  Educação, Educação com ênfase em tecnologia educacional, tecnologia de informação e comunicação, informática na educação, tecnologias assistivas, Educação tecnológica, educação a distância (EAD), ambientes virtuais de aprendizagem, formação de professores e educação ambiental. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/8406868281308231).

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da UFS (GEPEASE). Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de metodologia de ensino.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Ferrete, A. A. S. S., & Ferrete, R. B. (2017). Reflexões sobre a influência das concepções pedagógica de Paulo Freire na formação de professores de Matemática. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 153–164. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6678

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