Reflexões sobre a influência das concepções pedagógica de Paulo Freire na formação de professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6678Resumo
Diante das exigências sociais, esperando que a escola seja capaz de promover a construção do conhecimento do aluno, e desenvolver o raciocínio lógico e participativo para enfrentar as questões de sua realidade, o presente artigo vem com o objetivo de identificar as possíveis influências e concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação dos professores de Matemática do Instituto Técnico Federal de Sergipe (IFS). A opção por esse curso, em vez dos outros, ocorreu de forma intencional e não probabilística, devido à disposição de docentes e discentes em participarem das diversas etapas da pesquisa. Para tanto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo com o método de estudo de caso. Numa abordagem exploratória e descritiva, analisamos os documentos oficiais relacionados ao curso de Licenciatura em Matemática, ementas das disciplinas, e realizamos entrevistas com os egressos. Os dados foram coletados e interpretados a partir da Análise do Discurso, e os resultados conseguidos apontam indícios e aproximação com a teoria pedagógica proposta por Paulo Freire.
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