O financiamento da Educação Básica no Brasil: em discussão a vinculação de recursos

Autores

  • Vinicius Renan Rigolin de Vicente
  • Carlos Vinícius Ramos
  • Jani Alves da Silva Moreira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3962

Resumo

Trata-se de uma análise crítica que prioriza uma compreensão histórica do financiamento da educação no Brasil. Discute-se sobre a polêmica da vinculação de recursos, ora ausente e ora presente nas Constituições brasileiras. Em seguida, compreende-se as políticas para o financiamento inseridas no contexto das transformações políticas ocorridas especificamente com a reforma do Estado nos anos de 1980 e 1990 em meio às definições de ajustes estruturais neoliberais. Os resultados evidenciam que não basta ter apenas um percentual mínimo de divisas financeiras destinadas a educação, o que é essencial. Porém, deve-se ter uma maior fiscalização dos recursos financeiros destinados a educação básica no Brasil. Neste aspecto, pondera-se algumas discussões sobre a defini- ção de um padrão mínimo de qualidade para a educação, no qual a Constituição Federal (CF) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9.394/1996 estabelecem.

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Como Citar

Vicente, V. R. R. de, Ramos, C. V., & Moreira, J. A. da S. (2015). O financiamento da Educação Básica no Brasil: em discussão a vinculação de recursos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 219–234. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3962

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua