Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3665Resumo
Provação escolar e consagração social. A ação pedagógica não produz somente efeitos técnicos (saberes e saber- -fazer inculcados); ela também tem uma eficácia propriamente mágica de iniciação e de consagração que pode ser particularmente percebida no caso das “escolas de elite”, ou seja, no caso das instituições encarregadas de conferir uma formação aos que são chamados a entrar na classe dominante. A partir de uma enquete realizada nas classes preparatórias para as grandes escolas (Khâgnes, taupes) e nas grandes escolas (em particular Escola Normal Superior e Escola Politécnica), foram analisados os efeitos técnicos exercidos pela organização escolar desses estabelecimentos, sobretudo as incitações, as obrigações e os controles permanentes postos em prática nessas instituições para reduzir a existência dos alunos a uma sucessão ininterrupta de atividades escolares, as quais estão no princípio da aquisição do que se pode chamar de “cultura de urgência”, capacidade de “mobilizar rapidamente as ideias” e de “tratar honrosamente qualquer questão”. Mas todas essas operações técnicas dos processos educativos são sobredeterminadas simbolicamente e preenchem, também, uma função de consagração. Assim, pode-se descrevê-las como momentos de um ritual de consagração que tende a produzir uma nobreza separada, socialmente distinta, sagrada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-30
Como Citar
Bourdieu, P. (2015). Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 19–120. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3665
Edição
Seção
Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.