Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional

Autores

  • André Luís Conceição Alves

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2253

Resumo

Este estudo objetiva refletir acerca da conceituação de paradigmas, a crise enfrentada pelos paradigmas de pesquisa bem como os paradigmas dominantes no campo da pesquisa educacional buscando assim mostrar a possibilidade de transformação de conhecimento no campo científico. Os elementos históricos buscam elucidar as tendências a partir de abordagens distintas denotando, em um primeiro momento, a predominância das tendências empírico-analíticas e, posteriormente, o surgimento e a consolidação das demais tendências. Neste sentido, os paradigmas são de grande relevância para o alcance de legitimidade uma vez que os mesmos se constituem a partir de constatações, interpretações e análises da realidade. Partindo-se deste pressuposto, há mudança de paradigmas no momento em que as categorias trabalhadas se tornam insatisfatórias para compreender os acontecimentos fazendo eclodir, na atualidade, o conceito de pós-modernidade a fim de demonstrar que a sociedade atual apresenta outras necessidades, entre elas, explicações dos fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Alves, A. L. C. (2022). Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(7). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2253

Edição

Seção

Artigos