Ensino Médio noturno: sentidos e significados dessa etapa da Educação Básica para alunos/as de uma escola pública do município de Anastácio – MS

Autores

  • Sandra Nara da Silva Novais
  • Maria de Lourdes Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2236

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e descrever os sentidos e significados atribuídos à escola por um grupo de alunos/as concluintes do Ensino Médio noturno de uma escola pública localizada na periferia do município de Anastácio – Mato Grosso do Sul – no ano de 2009. Para melhor abarcar a temática investigada, aproximamo-nos, na construção do campo teórico-metodológico, de uma abordagem qualitativa. Dialogamos
com as leituras de Peregrino (2006); Navarro (2005); Mello (1999); Togni & Carvalho (2007); Kuenzer (2002), Freire (2000), (2005), Frigotto (2004), entre outros. Utilizamos, como procedimentos metodológicos, a revisão
da bibliografia sobre a temática investigada, pesquisa a documentos pertinentes à escola pesquisada, entrevistas semiestruturadas e registros das vozes dos sujeitos. Os diálogos com a bibliografia e com as vozes dos sujeitos apontam indícios de que a escola significa para eles uma oportunidade de melhoria das condições de vida individual e familiar, representa a possibilidade de inserção em setores mais qualificados do mundo do trabalho e possibilita o ingresso numa universidade. Consideram que a escola e os aprendizados no Ensino Médio têm valor, pois auxiliam a ver e a compreender as coisas de outro modo, o que contribui para serem pessoas mais felizes porque na escola aprenderam a conviver com as diferenças e a fazer amizades.

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Como Citar

Novais, S. N. da S., & Silva, M. de L. (2022). Ensino Médio noturno: sentidos e significados dessa etapa da Educação Básica para alunos/as de uma escola pública do município de Anastácio – MS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(5). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2236

Edição

Seção

Artigos