O que é uma experiência educativa?

Autores

  • Maurício Mogilka

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2232

Resumo

Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Mogilka, M. (2022). O que é uma experiência educativa?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(5). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2232

Edição

Seção

Artigos