Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre

Autores

  • Walter Matias Lima

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2209

Resumo

O artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis e
antropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.

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Como Citar

Lima, W. M. (2022). Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(3). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2209

Edição

Seção

Artigos