Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2209Resumo
O artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Lima, W. M. (2022). Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(3). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2209
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.