Relação entre competência digital e letramento digital por meio de revisão de literatura

Autores

  • Sandra Dias da Luz Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19758

Palavras-chave:

BNCC, competência digital, Letramento digital, cultura digital, letramento, competência, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, alfabetização

Resumo

O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade tem promovido mudanças significativas na Educação. Nesse sentido, o presente artigo objetiva revisar a relação entre dois dos seus principais termos da Cultura Digital, Competência Digital e Letramento Digital, ambos utilizados na literatura em Educação. Para isso, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir da base de dados Web of Science (WoS). O corpus de análise se concentrou em seis publicações. Os resultados revelam variações terminológicas e conceituais. O termo Competência Digital é a escolha para a construção de um vocábulo comum na busca por subsidiar formações de professores e políticas públicas, enquanto Letramento Digital aborda de forma mais ampla a temática, sendo mais utilizado em pesquisas acadêmicas. No Brasil,foi consolidado a adoção do termo Competência Digital a partir da promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguindo a tendência internacional para o termo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. (1996). Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal.

Brasil. (1997a). Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN: introdução. (Vol. 1). Brasília: CNE.

Brasil. (1997b). Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN: introdução. (Vol. 2). Brasília: CNE.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: CNE.

Behar, P. A. (Org.). (2013). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso.

Buzato, M. E. K. (2006). Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede.

Delors, J. et al. (1999). Educação: Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

Ferrari, A. (2012). Digital competence in practice: An analysis of frameworks (p. 82116). Luxembourg: Publications Office of the European Union. http://dx.doi.org/10.2791/82116

Freire, P. (2009). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. (50ª. ed.). São Paulo: Cortez.

Gálvez-de-la-Cuesta, M. D. C., Gertrudix-Barrio, M., & García-García, F. (2020). Datos abiertos y educación: formación de docentes en la sociedad digital. Páginas de Educación, 13(2), 1-20. https://doi.org/10.22235/pe.v13i2.1913 DOI: https://doi.org/10.22235/pe.v13i2.1913

Tomczyk, Ł., Fedeli, L., Włoch, A., Limone, P., Frania, M., Guarini, P., ... & Falkowska, J. (2023). Digital competences of pre-service teachers in Italy and Poland. Technology, Knowledge and Learning, 28(2), 651-681. DOI: https://doi.org/10.1007/s10758-022-09626-6

https://doi.org/10.17632/4gh3y28tbr.1

Mattar, J., Santos, C. C., & Cuque, L. M. (2022). Analysis and Comparison of International Digital Competence Frameworks for Education. Education Sciences, 12(12), 932. https://doi.org/10.3390/educsci12120932 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci12120932

Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed.

Rodríguez, M. D. M., Méndez, V. G., & Martín, A. M. R. M. R. (2018). Alfabetización informacional y competencia digital en estudiantes de magisterio. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 22(3), 253-270.

https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i3.8001 DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i3.8001

Sampedro Blanco, V. (2020). L'educació-acciómediàtica i digital entesa com una dietetic. BiD, 45.https://bid.ub.edu/45/sampedro2.htm

Silva, K. K. A., Machado, L. R., & Behar, P. A. (2022). Competências digitais na Educação. In: Behar, P. A. & Silva K. K. A. da. Competências digitais em Educação: do conceito à prática. São Paulo: Artesanato Educacional, p.11-34. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423

Soares, M. (2002). Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, 23, 143-160.

https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008

Street, B. (2003). What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in comparative education, 5(2), 77-91. DOI: https://doi.org/10.52214/cice.v5i2.11369

Unesco. (2014). Currículo de alfabetização midiática e informacional para professores. Unesco.

Zabala, A. (2010). A prática educativa, como ensinar. Porto Alegre: Artmed.

Zabala, A., & Arnau, L. (2014). Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Luz, S. D. da, & Lucas, E. R. de O. (2024). Relação entre competência digital e letramento digital por meio de revisão de literatura. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19758. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19758

Edição

Seção

Publicação Contínua