Os desafios de pesquisar com crianças na era digital: posturas éticas e metodológicas necessárias

Autores

  • Bruna Santana de Oliveira Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Simone Lucena Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Nayara Evellyn Santos Fontes Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19489

Palavras-chave:

Estratégias metodológicas, infâncias conectadas, Pesquisa com crianças, Posturas éticas, Tecnologias digitais

Resumo

Atualmente, as crianças têm ocupado gradativamente o espaço virtual para aprender, brincar e socializar com os pares por meio do acesso às tecnologias digitais conectadas em rede. Por esta razão, as pesquisas com as infâncias atuantes na era digital exigem outras posturas éticas e metodológicas que garantam a escuta de suas vozes. Por isso, este estudo tem como objetivo abordar as estratégias éticas e metodológicas adotadas em uma pesquisa com crianças imersas com os aparelhos tecnológicos nos seus momentos lúdicos de brincadeiras. Para tanto, com base nas técnicas da etnografia, adotamos o diário de campo, registros fotográficos e a observação interativa no ambiente privado/familiar de duas crianças ao longo de quatro meses. Os resultados evidenciam que as escolhas metodológicas influem nos níveis de participação dos pequenos, além disso, essa aproximação exige diversas mobilizações éticas para registrar in situ como compreendem a participação, contribuem e mobilizam conhecimentos para/sobre a investigação científica.

 

 

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Biografia do Autor

Bruna Santana de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).

Bolsista CAPES. Membro do grupo Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq).

  E-mail: brusan10@hotmail.com. ORCID- iD: https://orcid.org/0000-0002-8751-2636

 

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

 

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do grupo de pesquisa ECult- Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). Pós-Doutorado em Educação (Proped/UERJ). Doutora em Educação (UFBA).

ORCID- iD: https://orcid.org/0000-0003-1636-7707. E-mail: slucen@yahoo.com.br

 

Nayara Evellyn Santos Fontes, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

 

 Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).

 Membro do grupo Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). 

E-mail: nayaraevellyn14@gmail.com. ORCID- iD: https://orcid.org/0000-0003-3829-7455

 

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Oliveira, B. S. de, Lucena, S., & Fontes, N. E. S. (2024). Os desafios de pesquisar com crianças na era digital: posturas éticas e metodológicas necessárias. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19489. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19489

Edição

Seção

Publicação Contínua