Aprendendo sobre pandemia: um estudo a partir do jogo Plague inc e seus jogadores

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Tayanara Rúbia Campos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17847

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em jogos digitais, Covid 19, Educação científica

Resumo

A pandemia do Covid-19 instigou pesquisadores do mundo inteiro para buscar alternativas educacionais com as tecnologias, entre elas estão os jogos digitais. Este artigo parte dos pressupostos teóricos que apoiam o uso de jogos como promotores de aprendizagem e apresenta uma pesquisa de cunho exploratório e qualitativo, com o objetivo de analisar as experiências, aprendizagens e sentidos expressos por jogadores em uma comunidade on-line sobre o jogo Plague inc. no contexto da pandemia do COVID-19. A coleta dos dados foi realizada em uma comunidade online de jogadores, sendo validadas 545 avaliações do jogo e contribuições feitas de forma espontânea. Os resultados da análise do conteúdo dos dados coletados, codificados em categorias, indicam que o jogo oportunizou o desenvolvimento de novos saberes, reflexões sobre o contexto da pandemia, questionamento sobre as informações científicas veiculadas no jogo, além de promover a interação em meio ao isolamento. Assim, entende-se que experiência de jogar permite problematizar a realidade e oferece oportunidades para significar as experiências e conhecimentos.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ramos, D. K., Campos, T. R., & Pimentel, F. S. C. . (2022). Aprendendo sobre pandemia: um estudo a partir do jogo Plague inc e seus jogadores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17847. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17847