A trajetória formativa e profissional de um pesquisador: a docência pelas vias das narrativas insurgentes

Autores

  • André Ricardo Lucas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9279-5802

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17708

Palavras-chave:

Docência em matemática, Formação docente, Pesquisa narrativa

Resumo

Este estudo tem como objeto a narrativa de si tecida nos enredamentos de uma pesquisa narrativa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O trabalho objetiva compreender como o movimento narrativo possibilita aflorar as compreensões de si e da docência que se tece na teia formativa do cotidiano da profissão de professor. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorado na epistemologia da pesquisa narrativa, que tem como centralidade, na produção de sentidos, a narratividade que o próprio sujeito faz de si, ao narrar as ações da pesquisa que desenvolve. Nessa direção, a pesquisa narrativa institui-se como dispositivo de formação docente, ao possibilitar a articulação reflexiva dos fazeres e saberes que o professor faz ao narrar as ações, dificuldades, aprendizagens e desafios que encontra no exercício da profissão docente. O trabalho revela como a narratividade evidencia as compreensões da docência e do movimento de pesquisa, tecido sob o olhar compreensivo de si e das ações desenvolvidas no ensino de matemática.

 

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Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Sergipe - UFS/PPGED. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA (2018), com Especialização em Tópicos Especiais de Matemática (2020), Ensino de Matemática (2018), Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015) e Gestão Escolar (2008). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação (2021) e Licenciado em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC (UFS/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU (UEFS/CNPq). É editor assistente da Revista Baiana de Educação Matemática - RBEM.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Vieira, A. R. L. (2022). A trajetória formativa e profissional de um pesquisador: a docência pelas vias das narrativas insurgentes. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17708. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17708