Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: análise das percepções de estudantes de uma escola pública

Autores

  • Zenaide Gomes da Silva Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC-SP), Euclides da Cunha Paulista, São Paulo, Brasil.
  • Monica Fürkotter Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17656

Palavras-chave:

Geração Z, Reprodução, Uso de TDIC

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes de uma escola pública sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro e fora do contexto escolar. A pesquisa teve abordagem qualitativa com delineamento descritivo explicativo, utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas para a coleta de dados. Participaram da pesquisa 70 estudantes do 9º. ano do Ensino Fundamental, períodos matutino e vespertino, de uma escola pública. As respostas das questões abertas foram categorizadas usando análise de conteúdo. As frequências e percentuais resultantes das questões fechadas e das categorias das questões abertas foram analisadas utilizando referencial teórico sobre os avanços das TDIC, o ciberespaço e a cibercultura, a caracterização das gerações e sua relação com as tecnologias, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as TDIC e a escola. Os resultados revelam que os participantes da pesquisa, jovens da Geração Z, que convivem com as tecnologias desde o seu nascimento, apresentam características de consumidores de informação, usando as tecnologias como ferramentas de reprodução, contrariando o que indica a quinta competência da BNCC, a saber, que os alunos utilizem e criem TDIC para se comunicarem, acessarem e disseminarem informações, produzirem conhecimentos e resolverem problemas. A compreensão das percepções dos jovens sobre o uso das TDIC poderá contribuir em ações escolares que venham a favorecer o desenvolvimento dessa competência.

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Biografia do Autor

Zenaide Gomes da Silva, Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC-SP), Euclides da Cunha Paulista, São Paulo, Brasil.

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

Silva, Z. G. da, & Fürkotter, M. (2022). Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: análise das percepções de estudantes de uma escola pública. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17656. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17656