Ensino remoto emergencial e seus impactos nas oficinas de pensamento computacional e desenvolvimento de aplicativos do Lizard.4.Future
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17629Palavras-chave:
Pensamento computacional, Desenvolvimento de Aplicativos, Ensino Remoto Emergencial, Covid-19Resumo
O pensamento computacional é uma habilidade que tem despertado o interesse da educação em inúmeros países. Para oportunizar o desenvolvimento desta habilidade e o conhecimento sobre criação de aplicativos, na formação de adolescentes do 9º ano do ensino fundamental de escolas com baixo IDEB de um município do nordeste brasileiro, o projeto Lizard.4.Future tem oferecido oficinas desde de 2020. No entanto, o surgimento da pandemia de covid-19 impactou as atividades do projeto. Neste artigo, apresentamos os desafios enfrentados pelo projeto Lizard.4.Future, e seus impactos, na execução do ciclo de oficinas de pensamento computacional e criação de aplicativos durante o ensino remoto emergencial. Dificuldades de acesso e instabilidade dos participantes na rede, falta de dispositivos digitais de apoio às atividades, além da dificuldade de leitura e escrita, foram alguns dos desafios para a funcionalidade do curso. O resultado foi vinte e quatro cursistas concluintes e quatro aplicativos produzidos por eles.
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