Pieces of Knowledge: mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17616Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Flashcards, Mapas Conectivistas, Teoria da Atividade, Teoria ConectivistaResumo
Conexões estão presentes na sociedade desde o início dos tempos, e essas possibilitam que o conhecimento entre pessoas seja aperfeiçoado e ensinado a outros de forma a constituir uma rede de aprendizagem contínua. O uso das tecnologias de informação e comunicação fez com que essas redes aumentassem significativamente o que demonstrou a necessidade de compreender uma língua estrangeira, a fim de facilitar essas conexões. Nesse contexto, existem diversas abordagens que são comumente utilizadas, tais como flashcards e mapas de aprendizagem. Sob esse cenário, o presente artigo demonstra como um ambiente virtual de aprendizagem constituído à luz das Teorias Conectivistas da Atividade pode auxiliar no processo de compreensão escrita de uma língua estrangeira. Neste ambiente, professores e alunos constroem um mapa com conteúdos interconectados, podendo ser: hipertextos, flashcards hipertextuais e links – chamados de Piece of Knowledge – PoK, constituindo pedaços de conhecimento acerca de um (ou vários) tema(s). Além disso, o ambiente disponibiliza fóruns e uma maneira diferenciada de visualização do mapa em grupo, onde cada estudante possui sua visão, podendo sugerir para os demais colegas modificações no mapa. Nesse sentido, o presente trabalho demonstra a fundamentação teórica deste ambiente, assim como, um estudo desenvolvido com alunos do ensino médio onde foi analisada a utilização do ambiente em uma atividade da disciplina de língua inglesa.
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