Pieces of Knowledge: mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguas

Autores

  • Augusto Weiand Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Eliseo Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17616

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Flashcards, Mapas Conectivistas, Teoria da Atividade, Teoria Conectivista

Resumo

Conexões estão presentes na sociedade desde o início dos tempos, e essas possibilitam que o conhecimento entre pessoas seja aperfeiçoado e ensinado a outros de forma a constituir uma rede de aprendizagem contínua. O uso das tecnologias de informação e comunicação fez com que essas redes aumentassem significativamente o que demonstrou a necessidade de compreender uma língua estrangeira, a fim de facilitar essas conexões. Nesse contexto, existem diversas abordagens que são comumente utilizadas, tais como flashcards e mapas de aprendizagem. Sob esse cenário, o presente artigo demonstra como um ambiente virtual de aprendizagem constituído à luz das Teorias Conectivistas da Atividade pode auxiliar no processo de compreensão escrita de uma língua estrangeira. Neste ambiente, professores e alunos constroem um mapa com conteúdos interconectados, podendo ser: hipertextos, flashcards hipertextuais e links – chamados de Piece of Knowledge – PoK, constituindo pedaços de conhecimento acerca de um (ou vários) tema(s). Além disso, o ambiente disponibiliza fóruns e uma maneira diferenciada de visualização do mapa em grupo, onde cada estudante possui sua visão, podendo sugerir para os demais colegas modificações no mapa. Nesse sentido, o presente trabalho demonstra a fundamentação teórica deste ambiente, assim como, um estudo desenvolvido com alunos do ensino médio onde foi analisada a utilização do ambiente em uma atividade da disciplina de língua inglesa.

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Biografia do Autor

Augusto Weiand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osório, Rio Grande do Sul, Brasil.

Atualmente é Doutorando em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS), e atua como Técnico em Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório. É Mestre em Ciência da Computação (PUCRS, 2016), Pós-Graduado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (FURG, 2018), Graduado em Licenciatura em Informática (FACOS, 2013) e Técnico em Informática para Internet (IFRS, 2013). Tem experiência na área de Desenvolvimento e Integração de Sistemas; Mineração de Dados; Interação Humano-Computador; Visualização de Dados e projetos de pesquisa financiados com agências de fomento como CNPq e IFRS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0117-1613

Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

É professora adjunta na área de língua inglesa do Instituto de Letras e professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Durante o Doutorado na UFRGS, foi bolsista CAPES e realizou Doutorado Sanduíche (Bolsa PSDE - CAPES), na University of California, em Irvine (Califórnia, EUA). Foi professora convidada do curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras: Contextos de Aprendizagem e Tecnologias na UNISINOS, em 2015, professora da Faculdade Dom Bosco de 2011 a 2013 e professora do NELE (Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão), na UFRGS, de 2008 a 2012. Além disso, foi professora convidada do curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) em 2010 e 2011 e trabalhou como professora substituta de língua inglesa na Graduação da UFRGS de 2008 a 2010. Durante o Mestrado em Linguística Aplicada, na UFRGS, atuou como bolsista CNPq. Na Graduação em Letras Licenciatura Português/Inglês (UFRGS) foi bolsista de iniciação científica FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e ambientes informatizados na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de língua estrangeira, teoria sociocultural, diálogo colaborativo e tecnologias aplicadas à educação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5142-4730

Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eliseo Reategui é doutor em Computação pela Universidade de Londres, Inglaterra (UCL). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE-UFRGS). Foi Coordenador da Câmara de Sociais e Humanidades da CAPES na área Interdisciplinar em 2017 e coordenador do PGIE entre 2015 e 2016. Em 2013 foi professor visitante da Escola de Educação da Universidade da Califórnia Irvine (CAPES/Fullbright), desenvolvendo pesquisa na área de tecnologia para apoio aos processos de letramento. No final da década de 1990, trabalhou no departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa de jogos digitais Kalisto em Bordeaux, França. Também atuou na empresa Cognition (Paris, França) como consultor no desenvolvimento de projetos de bases de conhecimento para grandes empresas como PSA (Peugeot, Citroën) e Thomson. Na década de 2000 foi professor do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul e também gerente de projetos da empresa GoDigital, em Porto Alegre, RS. Suas principais áreas de investigação estão relacionadas ao desenvolvimento e emprego de tecnnologia educacional para apoio ao processos de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5025-9710

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Weiand, A., Barcellos, P. da S. C. C., & Reategui, E. (2022). Pieces of Knowledge: mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17616. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17616