Proposta de validação de sequências de ensino e aprendizagem: o estudo de uma SEA sobre cálculo estequiométrico

Autores

  • Matheus Pires da Costa Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Viviane Arrigo Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17615

Palavras-chave:

Sequências de ensino-aprendizagem, Validação, Engenharia da Didática, Química

Resumo

O objetivo da presente investigação residiu em elaborar e discutir sobre aspectos de validação de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) sobre cálculo estequiométrico, inspirado na metodologia de pesquisa da Engenharia da Didática. Trata-se da elaboração de uma SEA por um licenciando em Química sob a orientação da professora-formadora, pautado nas seguintes etapas: i) análise prévia; ii) elaboração da SEA sobre cálculo estequiométrico na perspectiva CTSA; e, iii) validação a priori da SEA.  Na análise dos dados o foco principal foi o processo de validação a priori, mediante um instrumento de validação baseado nos estudos de Guimarães e Giordan (2013), respondido por oito voluntários. Os dados analisados a partir dos itens avaliativos: estrutura e organização da SEA; problematização da SEA; conteúdo e conceitos da SEA; metodologias de ensino; a escola e a SEA e; a SEA e sua relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, auxiliou na compreensão e feedback do material elaborado, assim como identificação dos possíveis ajustes a serem realizados em uma futura aplicação. De forma geral, a organização da SEA em uma abordagem CTSA e a utilização da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw tem o potencial para contribuir para uma formação cidadã. Além disso, as discussões apontadas acerca da importância do processo de validação das sequências de ensino aprendizagem e das etapas norteadas pela Engenharia da Didática promove avanços tanto para a escola, para a aprendizagem dos alunos, quanto para área de Ensino de Química.

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Biografia do Autor

Matheus Pires da Costa, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Viviane Arrigo, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-08-28

Como Citar

Costa, M. P. da, Assai, N. D. de S., & Arrigo, V. . (2022). Proposta de validação de sequências de ensino e aprendizagem: o estudo de uma SEA sobre cálculo estequiométrico. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17615. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17615