Comportamentos ambientais em estudantes de uma universidade privada peruana
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17497Palavras-chave:
Compra ambiental, Conduta ambiental, Economia de recursos, Reciclagem e reutilizaçãoResumo
Nos últimos anos, os comportamentos ambientais têm sido promovidos nos alunos porque são uma forma de resolver os problemas ambientais e permitir que os objetivos de sustentabilidade sejam alcançados. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar os comportamentos ambientais de estudantes de graduação da filial de uma universidade privada peruana. A abordagem foi quantitativa, o delineamento não experimental e o nível descritivo transversal. A amostra foi composta por 268 alunos aos quais foi aplicado o Questionário de Comportamento Ambiental, instrumento com níveis adequados de validade e confiabilidade. De acordo com os resultados, os alunos caracterizaram-se por estarem em processo de desenvolvimento de comportamentos ambientais e verificou-se que algumas variáveis sociodemográficas como sexo, idade e nível socioeconômico estiveram significativamente associadas a esses comportamentos (p<0,05). Por fim, concluiu-se que é necessário promover a educação ambiental por meio do desenvolvimento de atividades, tanto teóricas quanto práticas, para consolidar o comportamento ambiental dos alunos.
Downloads
Referências
Álvarez, A., López, D., & Chafloque, R. (2018). Conducta ambiental en estudiantes universitarios de Perú. Lima: Universidad de San Martín de Porres.
Amérigo, M., Aragonés, J., & García, J. (2012). Explorando las dimensiones de la preocupación ambiental. Una propuesta integradora. PsyEcology, 3(3), 299-311. https://doi.org/10.1174/217119712802845705
Balundė, A., Perlaviciute, G., & Steg, L. (2019). The relationship between people's environmental considerations and pro-environmental behavior in Lithuania. Frontiers in Psychology, 10, 2319. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02319
Brack, A., Ipenza, C., Álvarez, J., & Sotero, V. (2011). Minería Aurífera en Madre de Dios y Contaminación con Mercurio – Una Bomba de Tiempo. Lima: Ministerio del Ambiente.
Carrasco, S. (2019). Metodología de la investigación científica. Pautas metodológicas para diseñar y elaborar el proyecto de investigación. Lima: Editorial San Marcos.
Casaló, L., & Escario, J. (2018). Heterogeneity in the association between environmental attitudes and pro-environmental behavior: A multilevel regression approach. Journal of Cleaner Production, 175, 155-163. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.11.237
Cortes, F., Cabana, R., Vega, D., Aguirre, H., & Muñoz, R. (2017). Variables influyentes en la conducta ambiental en alumnos de unidades educativas, región de Coquimbo-Chile. Estudios pedagógicos (Valdivia), 43(2), 27-46. https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000200002
De Groot, J., & Steg, L. (2009). Morality and prosocial behavior: the role of awareness, responsibility, and norms in the norm activation model. The Journal of Social Psychology, 149(4), 425-449. https://doi.org/10.3200/SOCP.149.4.425-449
Donmez, A., & Erdem, I. (2021). The analysis of pro-environmental behaviour based on ecological worldviews, environmental training/ knowledge and goal frames. Journal of Cleaner Production, 279, 123518. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.123518
Espejel-Rodríguez, A., Flores-Hernández, A., & Castillo-Ramos, I. (2014) Educación ambiental en el nivel medio superior, desde la perspectiva de género, Tlaxcala, México. Revista Electrónica Educare, 18(3), 17-38. https://doi.org/10.15359/ree.18-3.2
Estrada, E., Huaypar, K., & Gallegos, N. (2020). Conductas ambientales en estudiantes de la Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios, Perú. Ciencia Amazónica (Iquitos), 8(2), 253-264. https://doi.org/10.22386/ca.v8i2.301
Gonzales, G., Zevallos, A., Gonzales, C., Núñez, D., Gastañaga, C., & Cabezas, C. (2014). Contaminación ambiental, variabilidad climática y cambio climático: una revisión del impacto en la salud de la población peruana. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, 31(3), 547-556. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36333049021
Hernández, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: McGraw-Hill.
Janmaimool, P., & Chudech, S. (2020). Effect of domestic and global environmental events on environmental concern and environmental responsibility among university students. Sustainability, 12(4), 1-20. https://doi.org/10.3390/su12041610
Jekria, N., & Daud, S. (2016). Environmental concern and recycling behaviour. Procedia Economics and Finance, 35, 667-673. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(16)00082-4
Kagawa, F. (2007). Dissonance in students' perceptions of sustainable development and sustainability: Implications for curriculum change. International Journal of Sustainability in Higher Education, 8(3), 317-338. https://doi.org/10.1108/14676370710817174
Márquez, D., Hernández, A., Márquez, L., & Casas, M. (2021). La educación ambiental: evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 301-310. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1968
Palavecinos, M., Amérigo, M., Ulloa, J., & Muñoz, J. (2016). Preocupación y conducta ecológica responsable en estudiantes universitarios: estudio comparativo entre estudiantes chilenos y españoles. Psychosocial Intervention, 25(3), 143-148. https://doi.org/10.1016/j.psi.2016.01.001
Rincón, F. (2020). Análisis de la aplicación de la teoría cognitiva de Jerome Bruner como mecanismo para fortalecer la conducta ambiental en los estudiantes del grado segundo de la institución educativa Chuniza.
Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(1), 132-141. https://doi.org/10.37843/rted.v9i1.110
Rivera, P., & Garcés, C. (2018). Desarrollo del comportamiento proambiental en los individuos y sus determinantes. REIS: Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 163, 59-78. http://dx.doi.org/10.5477/cis/reis.163.59
Sánchez, H., Reyes, C., & Mejía, K. (2018). Manual de términos en investigación científica, tecnológica y humanística. Lima: Universidad Ricardo Palma.
Severiche, C., Gómez, E., & Jaimes, J. (2016). La educación ambiental como base cultural y estrategia para el desarrollo sostenible. Telos, 18(2), 266-281. https://www.redalyc.org/pdf/993/99345727007.pdf
Yang, L., Fang, X., & Zhu, J. (2022). Citizen environmental behavior from the perspective of psychological distance based on a visual analysis of bibliometrics and scientific knowledge mapping. Frontiers in Psychology, 12, 766907. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.766907
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.