Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica

Autores

  • Anna Helena Silveira Sonego Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17258

Palavras-chave:

Competências digitais docentes, Dispositivos móveis, M-learning, Planejamento

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as competências digitais docentes necessárias para o desenvolvimento da m-learning na educação básica. Estas competências auxiliam no planejamento de atividades escolares, criando possibilidades para ensinar e aprender através dos dispositivos móveis. Foi realizado um estudo de caso, durante um curso de extensão a distância ofertado para 40 professores, pertencentes a duas universidades públicas do Sul do país, sendo 20 participantes de cada instituição. A coleta de dados foi realizada em 2021/1, durante 6 semanas, através de atividades disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Rooda, incluindo o mapeamento de competências digitais docentes. Como resultados, foram identificadas oito competências digitais docentes para m-learning. Estas são apontadas pelos participantes do curso e consideradas relevantes para orientar os professores tanto nos planejamentos como nas práticas docentes com o uso dos dispositivos móveis, potencializando processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e a inovação na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática em Educação (PPGIE/UFRGS). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FACED/ UFRGS), na linha de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação (2019). Pesquisadora no Núcleo tecnológico digital aplicada a educação (NUTED/UFRGS) desde 2015. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM, 2014), na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Possui graduação em Agropecuária: Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2009); Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas para educação (2011) pela mesma instituição. Com interesse em pesquisas nas seguintes áreas: processo de ensino e de aprendizagem mediado pelas tecnologias digitais na educação, convergência entre as modalidades educacionais, aprendizagem móvel, formação de professores e arquiteturas e estratégias pedagógicas para educação, em especial para a aprendizagem móvel.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9238-1327

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009 e COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013 e RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6939-5678

Referências

BEHAR, A. P (Org.). Competências em Educação a Distância. 1° ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. [Online]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Centro de Inovação para a Educação Brasileira. CIEB: Notas Técnicas #8: Competências de professores e multiplicadores para uso de TICs na educação. São Paulo: CIEB, 2019. E-book em pdf. [Online]; Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/06/CIEB-Notas-T%C3%A9cnicas-8-COMPET%C3%8ANCIAS-2019.pdf

FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of Frameworks. 1° ed. Sevilla: JRC IPTS, 2012.

MACEDO, L. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? 1° ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NIEWINSKI, S.; FOOHS, M. “O celular em sala de aula: uma proposta metodológica voltada para a educomunicação”. In: TAROUCO, L. M.; ABREU, C. S.(Orgs.). Mídias na Educação: a pedagogia e a tecnologia subjacentes. 1° ed. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2017.

SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: Uma Discussão acerca do Conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, 2019/01 de Ago.

SILVA, K. K. A.; MACHADO, L. R.; BEHAR, P. A. “Competências digitais: um foco na m-learning”. In: BIANCHESSI, C. Cultura Digital: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar. Volume I. Curitiba: Bagai, 2020. 189-206.

SONEGO, A. H. S. ARQPED-MOBILE: Uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel. 2019. 241páginas. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

SONEGO, A. H. S.; BEHAR, P. A. M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada. Revista Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 514-524, 2019/ set.- dez.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO. A ciência e a cultura (UNESCO), (2014). Diretrizes de políticas para aprendizagem móvel. Tradução Rita Brossard. Brasília: UNESCO.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artemed, 2010.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5° ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-03

Como Citar

Sonego, A. H. S., & Behar, P. A. . (2022). Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17258. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17258