O conceito de "auto-organização" no contexto da educação moderna

Autores

  • Yana Vladimirovna Kryucheva Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.
  • Irina Vasilievna Tolstoukhova Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17213

Palavras-chave:

Auto-organização, Aprendendo atividades, Definição de metas, Motivação, Planejamento, Reflexão

Resumo

O artigo enfoca a questão do desenvolvimento da sexta competência universal proposta na Norma Educacional Estadual Federal 3++, que visa o desenvolvimento de habilidades de auto-organização – a capacidade de planejar suas atividades a curto, médio e longo prazo e gerenciar o tempo levando em consideração suas capacidades e energia física. O estudo oferece uma análise dos resultados de um estudo diagnóstico do nível de organização da aprendizagem em estudantes de uma universidade técnica. Os autores propõem sua perspectiva sobre o conceito de auto-organização da aprendizagem. As etapas da auto-organização dos alunos das atividades de aprendizagem no âmbito da disciplina académica “Fundamentos da auto-organização e auto-estudo” são identificadas como a componente motivacional, a componente de personalidade, a componente prática e a componente de reflexão. O significado das etapas propostas é fundamentado e seu conteúdo é divulgado. Os principais métodos empregados no estudo incluem os métodos teóricos de análise, sumarização, classificação e o estudo da literatura psicológica e pedagógica, e os métodos empíricos de observação, registro de dados empíricos, processamento de dados estatísticos, testes e a interpretação dos dados de uma pessoa. mundo interior. Os resultados do estudo podem ser úteis para professores e psicólogos e ser colocados em prática como parte do aconselhamento psicológico para estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yana Vladimirovna Kryucheva, Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.

Irina Vasilievna Tolstoukhova, Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.

Referências

Amirova, S.S. (1995). Samoorganizatsiia obuchaiushchego i obuchaemogo v uchebno-vospitatelnom protsesse nepreryvnogo professionalnogo obrazovaniia [Self-organization of the student and the teacher in the learning and upbringing process of continuous professional education]: summary of a doctoral dissertation in pedagogy. Kazan: Kazan Pedagogical University.

Grechnikov, F.V., Klentak, L.S. (2016). Vliianie metoda formirovaniia portfolio na effektivnoe ispolzovanie vremeni studentami vuza [The effect of the portfolio method on the effective time management of university students]. Integration of Education, 20(1(82)), 88-96.

Iarygin, V.N., Vasileva, V.I., Volkov, I.N., Sinelytsikova, V.V., Iarygin, V.N. (2003). Biologiia [Biology]. In 2 books. Book 1. Moscow: Vysshaya shkola.

Ishkov, A.D. (2015). Uchebnaia deiatelnost studenta: psikhologicheskie faktory uspeshnosti [Academic activity of a student: psychological factors of success]. Moscow: ASV Publishing house.

Kotova, S.S. (2010). Osnovy effektivnoi samoorganizatsii. [Fundamentals of effective self-organization]. Yekaterinburg: Publishing house of the State Educational Institution of Higher Vocational Education “Russian State Vocational Pedagogical University”.

Kriucheva, Ia.V. (2016). Samosovershenstvovanie studentov tekhnicheskogo vuza [Self-improvement of students of a technical university]. Science Review: Humanities Research, 11, 128-133.

Leontiev, D.A. (2011). Samoorganizatsiia zhivykh sistem kak uslovie ikh vosproizvodstva [Self-organization of living systems as a condition for their reproduction]. Mir psikhologii, 2, 16-27.

Molozhavenko, V.L. (2006). Samoorganizatsiia – tvorcheskii protsess samostroitelstva lichnosti [Self-organization – the creative process of self-construction of personality]. Tyumen: Tyumen State Oil and Gas University.

Reznik, S.D., Igoshina, I.A. (2015). Student vuza: tekhnologii i organizatsiia obucheniia v vuze [University student: the technology and organization of learning in higher education]. Moscow: INFRA-M.

Smoliar, A.I. Kniazkova, O.N. (2018). Razvitie kultury samoorganizatsii lichnosti studenta vuza sredstvami art-pedagogiki [The development of students’ personality self-organization culture by means of art-pedagogy]. Samara: Samara State University of Social Sciences and Education.

Publicado

2022-01-29

Como Citar

Kryucheva, Y. V., & Tolstoukhova, I. V. (2022). O conceito de "auto-organização" no contexto da educação moderna. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17213. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17213