Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17172Palavras-chave:
Alfabetização midiática, Alunos do ensino primário, Ambiente de mídia, Crianças do ensino pré-escolar, Cultura midiáticaResumo
O artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais.
Downloads
Referências
Abello-Romero, J. B., Mancilla, C., Ganga-Contreras, F. & Estay-Sepúlveda, J. G. (2019). Determinantes de la divulgación de información en las universidades latinoamericanas para un buen gobierno corporativo. Contaduría y Administración, 64(4) Especial Gobierno Corporativo, 1-16. http://dx.doi.org/10.22201/fca.24488410e.2019.2449.
Budnyk, O., Fomin, K., Novoselska, N. & Voitovych, A. (2020). Preparing Teachers to Organize Dialogic Learning of Students: Communicative Aspect. Revista Inclusiones, 7(4) Octubre/Diciembre, 117-129.
Budnyk, O., Kachak, T., Blyznyuk, T., Rostykus, N. & Boiko, H. (2021). Printed and e-book: problems of choice of modern students of the university. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15913. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15913
Bulger, M. & Davison, P. (2018). The Promises, Challenges and Futures of Media Literacy. Journal of Media Literacy Education, 10(1), 1-21.
Cyberbullying among young people. Study. European Parliament Directorate General for internal policies (2016), 21. Retrieved from: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2016/571367/IPOL_STU(2016)571367_EN.pdf.
Domingo, H. A. N. & Mashiko, N. (2013). Media Literacy Education (Mle) in the Classroom: A Descriptive Case Study of one Exemplary Japanese Teacher’s Mle Practices, Attitude and Perception. Gifu University Curriculum Development Research, 30(1), 13-29.
Flavell, J. H. (1976). Metacognitive Aspects of Problem Solving. In The Nature of Intelligence. Hillsdale, L. B. Resnick (Ed.). N.Y.
Huk, T. (2016). Use of Facebook by Children Aged 10-12. Presence in Social Media despite the Prohibition. The New Educational Review, 46, 17-28. DOI: 10.15804/tner.2016.46.4.01
Hobbs, R. & McGee, S. (2014). Teaching about propaganda: An examination of the historical roots of media literacy. Journal of Media Literacy, 6(2), 56-67.
Hobbs, R. (2010). Digital and Media Literacy: A plan of action. Washington DC: The Aspen Institute Communications and Society Program. Retrieved from: https://www.aspeninstitute.org/wp-content/uploads/2010/11/Digital_and_Media_Literacy.pdf.
Kozlitin, D. O. & Matiushchenko, I. I. (2017). Media environment of the modern preschooler and the role of the future teacher in it. Young Scientist, 3.2 (43.2) March, 49-52.
Kubey, R. (1998). Obstacles to the Development of Media Education in the United States”. Journal of Communication. Winter, 48 (1), 58-69. Retrieved from: https://www.medialit.org/sites/default/files/362_kubey_obstacles.pdf
Semchuck, S. I. (2010). Peculiarities of Mass Media Influence on Socialization of Preschool Children. PhD thesis, South Ukrainian National Pedagogical University named after K. D. Ushynsky.
Smith, P. K., Mahdavi, J., Carvalho M., Fisher, S., Russell, Sh. & Tippett, N. (2008). Cyberbullying: its nature and impact in secondary school pupils. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 49(4), 376-385. doi: 10.1111/j.1469-7610.2007.01846.x.
Tarabasova, L. H. (2016). Educating a socially competent preschooler: guidelines. Dnipropetrovsk. Retrieved from: https://cutt.ly/vlFwwEK.
The Concept of introducing Media Education in Ukraine (2016). Retrieved from: https://ms.detector.media/mediaosvita/post/16501/2016-04-27-kontseptsiya-vprovadzhennya-mediaosvity-v-ukraini-nova-redaktsiya/.
Tsependa, I., & Budnyk, O. (2021). Editorial. Mission and strategy of a modern university development in the conditions of digitalization. Amazonia Investiga, 10(41), 6-9. https://doi.org/10.34069/AI/2021.41.05.0
Ybarra, M. L. & Mitchell, K. J. (2004). Online aggressor/targets, aggressors, and targets: a comparison of associated youth characteristics. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 45, 1308-1316. doi: 10.1111/j.1469-7610.2004.00328.x.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.