Potencial educativo e científico: desafios humanitários do século XX

Autores

  • Oksana Bohomaz Department of Methods of Teaching Social Disciplines and Gender Education, Faculty of History and Philosophy National PedagogicalDragomanov University, Kyiv, Ukraine.
  • Nataliia Morska Philosophy and Social Sciences Department, Faculty of History Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.
  • Karolina Kasianenko Department of Fine Arts and Design, Faculty of Ukrainian and Foreign Philology and Study Art Oles Honchar Dnipro National University, Dnipro, Ukraine.
  • Iryna Romanova Department of Sexology, Psychotherapy and Medical Psychology, Therapeutic faculty, Kharkiv Medical Academy of Postgraduate Education, Kharkiv, Ukraine.
  • Nadiia Bortnyk Department of Administrative and Constitutional Law, Faculty of Maritime Law Admiral Makarov National University, Mykolaiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16950

Palavras-chave:

Axiologia da ciência, Interdisciplinaridade, Metodologia da educação, O discurso das humanidades e da ciência, Perspectivas educativas-científicas

Resumo

O artigo reflete os principais problemas do discurso humano-científico característico do ambiente educativo moderno. As realidades socioculturais ditam novas regras e condições para o desenvolvimento de todas as esferas da actividade social. A esfera educacional e científica não é excepção, em regra, que é bastante vulnerável a vários tipos de transformações. A globalização do progresso civilizacional actual como uma constante estratégica e de curto prazo, mas com um impacto significativo nos valores da sociedade associados à pandemia COVID-19 - teve um impacto directo nos processos de educação e ciência. Actualmente, as questões da transformação de certas atitudes que permitirão não perder o potencial educativo-científico, mas continuar o seu desenvolvimento já nas novas condições, são actualizadas. Entre as mudanças fundamentais na esfera humanitária da modernidade notamos: dinamismo crescente do processo educativo e da investigação científica (o pensamento linear demonstra incapacidade de responder rapidamente às mudanças), actualização do discurso interdisciplinar (os desafios que a sociedade enfrenta são complexos na sua essência e para os resolver. baseados na integração do conhecimento científico), influência da informatização da educação e da ciência nos padrões humanitários e morais destes ramos (aplicação das novas tecnologias da informação e da informática. O objectivo do artigo é desenvolver um sistema claro de contextos metodologicamente axiológicos no discurso humanitário-científico moderno. A metodologia científica geral foi utilizada para a realização das tarefas definidas. Através do método de análise, os principais critérios para as atitudes propostas foram alcançados. Os métodos filosófico-científicos de sinergia e dialéctica permitem avaliar os resultados e os aspectos problemáticos da implementação de orientações de valor para o discurso humanitário da actualidade. Os elementos práticos dos resultados obtidos do artigo podem ser utilizados como recomendações metodológicas para os currículos de trabalho em todos os níveis educativos e componentes de valor da investigação científica. Consequentemente, dinamismo, interdisciplinaridade, integração, informatização e humanização são as atitudes que contribuem para o funcionamento de um sistema eficaz de educação e ciência, tanto na dimensão global-civilização como na dimensão nacional-identidade.

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Biografia do Autor

Oksana Bohomaz, Department of Methods of Teaching Social Disciplines and Gender Education, Faculty of History and Philosophy National PedagogicalDragomanov University, Kyiv, Ukraine.

Nataliia Morska, Philosophy and Social Sciences Department, Faculty of History Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.

Karolina Kasianenko, Department of Fine Arts and Design, Faculty of Ukrainian and Foreign Philology and Study Art Oles Honchar Dnipro National University, Dnipro, Ukraine.

Iryna Romanova, Department of Sexology, Psychotherapy and Medical Psychology, Therapeutic faculty, Kharkiv Medical Academy of Postgraduate Education, Kharkiv, Ukraine.

Nadiia Bortnyk, Department of Administrative and Constitutional Law, Faculty of Maritime Law Admiral Makarov National University, Mykolaiv, Ukraine.

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Publicado

2022-03-14

Como Citar

Bohomaz, O. ., Morska, N., Kasianenko, K., Romanova, I., & Bortnyk, N. (2022). Potencial educativo e científico: desafios humanitários do século XX. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16950. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16950